Abertura do X FESTPAR aconteceu com apresentação da peça SOS Floresta

Desde 2009, a Prefeitura de Paranaguá, realiza o Festival de Teatro da cidade, e neste ano a décima edição começou a todo vapor com a apresentação da peça SOS Floresta, da Cia Anita Miró, de Pontal do Paraná.

O espetáculo foi idealizado pelo Grupo de Teatro da Escola Anita Miró, e conta com crianças de 08 a 11 anos, todos os moradores dos balneários de Pontal do Paraná e também dos alunos da Escola Anita Miró Vernalha, da cidade litorânea.

O espetáculo mostrou a importância de cuidar da natureza, num diálogo claramente aberto, com pedidos das crianças para um futuro melhor, exigindo a preservação do meio ambiente. A peça é dirigida para crianças, adolescentes e adultos, indo de encontro com os sonhos e a realidade de cada um.

Vale destacar que o superintendente Jaffar Tassi, representou o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, na abertura oficial do evento.

“Tive a honra e o prazer de abrir o X Festival de Teatro de Paranaguá — Festpar representando nosso Vice-Secretário de Cultura e Turismo Harrison Camargo, que esteve representando nossa cidade em um evento de Turismo Internacional, na cidade de Porto Alegre. Quero parabenizar o Diretor do Teatro Municipal Rachel Costa Gláucio Ayrton e sua equipe por excelente trabalho realizado, assim como toda a equipe da Secultur”, disse o superintendente.

Já às 20h, os atores da Cia Coletivos Alquimistas Cênicos, sobem ao palco para apresentação da peça O Ninho.

O Ninho é uma adaptação colaborativa para um espetáculo contemporâneo, mesclando diversas técnicas de movimentos de dança, com exercícios e sistemas oriundos do universo teatral.

Vale destacar que o texto é baseado no original é a Conferência dos Pássaros de Farid Ud.-Din Attar, um livro de poemas persa da crença sufi, que relata a busca de todos os pássaros do mundo por um rei, um guia, ou um Deus. Através de diversas adaptações, surgiu o texto e a dramaturgia do espetáculo.

Participaram da abertura do Festpar o superintendente de Cultura, Leontino Zella, as diretoras Ceres Bremer Martins, Aline Pschera e Sany Ansulin, assim como o diretor do teatro Gláucio Ayrton.