Alunos de oficina da Secultur serão premiados no 1º concurso paranaense de Desenho

Alunos de oficina da Secultur serão premiados no 1º  concurso paranaense de Desenho

Os alunos da oficina de desenho, ofertada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), Manuela Linck Rauber e Luan Marcelo C.S. Belo, participaram do 1º Concurso Paranaense de Desenho é uma realização do Centro Juvenil de Artes da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC).

Vale destacar que o concurso teve aproximadamente 600 inscrições de várias cidades do Paraná, foi destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com o tema “Heranças culturais do Paraná”, e de acordo com os responsáveis, a ação teve como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre a identidade paranaense e expressá-la por meio da arte.

O concurso foi dividido em duas categorias: crianças de 8 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. Manuela Linck Rauber, participou na categoria Infantil e Luan Marcelo C.S. Belo, foi inscrito na categoria juvenil.
Os jurados destacaram que os desenhos deviam ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. Outra questão importante foi que o desenho fosse produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deveria ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

A comissão organizadora salientou que os 40 melhores desenhos vão compor uma exposição coletiva que estará aberta a partir de hoje, 10, na sede do Centro Juvenil de Artes, em Curitiba. A premiação acontece nesta quinta-feira, 12, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado.

Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo, destacou a importância de concursos como este, promovido pela SECC.

“A Secultur oferta diversas oficinas, totalmente gratuitas para a população, fomentando assim a cultura na cidade. Este concurso promovido pelo Governo do Estado vem de encontro com o trabalho realizado pela atual gestão em Paranaguá. Ficamos muito orgulhosos que nossos alunos da oficina de desenho, tiveram seus trabalhos escolhidos em meio a quase seiscentos inscritos e serão premiados nesta quinta em Curitiba”, disse Camargo.

Mostra dos alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas(CJAP) em homenagem à Adélia Maria Woellner. Curitiba, 25 de novembro de 2014. Foto: Kraw Penas/SEEC