Foi o templo católico da aristocracia imperial parnanguara. Construída em meados do Séc. XVIII, pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara, e possuía, em átrio contíguo, um cemitério de crianças e sacerdotes. O templo sofreu obras de conservação durante o século XIX, a Ordem deixou de mantê-la, um incêndio que destruiu seu interior e a Prefeitura Municipal assumiu sua manutenção. A torre, à esquerda da fachada, é construção posterior, datada em 1841. Sua arquitetura é barroca, toda em pedra e em obras de cantaria, simples nas suas linhas e sem ricas decorações. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1962 e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967.

Localiza-se na Rua XV de Novembro no Centro Histórico.