Oficina de Cinema e audiovisual encerra atividades com Mostra de Curtas

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), investiu em torno de R$ 500 mil reais em diversas oficinas culturais como oficina de música, cinema, artes para os parnanguaras durante o ano de 2019.

As oficinas aconteceram em diferentes locais da cidade garantindo a chance para que os moradores de vários bairros tivessem a oportunidade de participar das atividades ofertadas gratuitamente pelo poder público.

Desde a semana passada, os professores estão fazendo ações de encerramento. Na próxima quarta-feira, 18, a partir das 19h acontece a Mostra de Curtas Metragens, que é fruto da Oficina de Cinema e audiovisual, na Casa Elfrida Lobo.

Serão apresentados dois curtas: série “Ser Artista”, que terá como homenageados os artistas Claumir Schlottag e Dimanche e da série “Das alegrias da Docência”, que homenageará a professora Nacir Bueno.

No curta “Ser Artista”, os integrantes contam um pouco de suas trajetórias e carreiras nas artes visuais, o despertar do ofício e o desenvolvimento ao longo dos anos das produções na cidade de Paranaguá. Relatam também um pouco do seu processo criativo, técnicas utilizadas, influências e referências de suas obras.

Em conversa com Nacir Bueno, os responsáveis puderam conhecer um pouco de sua história e da sua importância para o ensino inclusivo na Educação Especial. Nacir foi a primeira professora regente de alunos com dificuldades visuais, no Litoral do Paraná. Ela contou os desafios da profissão, a importância do papel do educador e as alegrias da docência.

“A Secretaria oferta diversas oficinas, totalmente gratuitas em prol da população, fomentando assim a cultura na cidade, além de agregar conhecimento aos que participam das ações realizadas pela secretaria”, disse Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo.

Ficha técnica dos curtas:
Direção: Paulo Ricardo D’Carvalho.
Produção: Paulo Ricardo D’Carvalho, Brunna Rosa, Silvio Mateus Ferreira, Joseane de Oliveira Ruivo, Nicole dos Santos Teixeira.
Filmagem: Altamiro Silva, Paulo Ricardo D’Carvalho, Fábio Victor Apulski, Fernanda Bueno
Edição de Vídeo: Fábio Victor Apulski, Fernanda Bueno, Paulo Ricardo D’Carvalho, Sávio Costa