Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

13a Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá acontece neste mês na Ilha dos Valadares

13a Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá acontece neste mês na Ilha dos Valadares

No dia 26 de agosto inicia a 13ª edição da Festa do Fandango Caiçara na Ilha dos Valadares, que neste ano contará com a participação de 20 grupos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de sete grupos de Paranaguá. Vale salientar que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) está apoiando o evento.

De acordo com a organização da festividade, acontecerão atividades paralelas, como oficinas nas escolas da rede pública de Paranaguá e o ponto auto será a reunião do Coletivo Nacional da Salvaguarda do Fandango Caiçara.

A Festa contará com oficinas de técnicas musicais e das danças do Fandango, o famoso “batido” dos tamancos de madeira e suas coreografias. Haverá ainda mesas de debate sobre os desafios da Salvaguarda do Fandango Caiçara e sobre Educação Popular e Saberes Tradicionais.


“Com o retorno gradativo dos eventos em Paranaguá, a décima terceira edição da Festa do Fandango Caiçara contará com a participação de mestres, artistas e apreciadores da cultura popular”, explica Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.


Vale destacar que além dos tradicionais bailes de Fandango, neste ano a “Feira dos Paladares”, com destaque para a culinária caiçara, onde serão servidos pratos tradicionais como o Barreado, Arroz Lambe-Lambe, Pirão de Peixe, Bolinho de Camarão, etc. E não faltarão as bebidas tradicionais do Fandango: Mãe Ca Filha, Cataia e Consertada. Haverá ainda uma feira de Artesanato Caiçara e venda de produtos agrícolas tradicionais.



SERVIÇO: 13a Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá
Quando: De 26 a 28 de agosto de 2022
Onde: Praça Cyro Abalem – Ilha dos Valadares – Paranaguá – Paraná
Horários: Feira Ilha dos Paladares – a partir das 11 da manhã.
Sexta-feira, 26/08 – 13h – Abertura com a presença de autoridades, apoiadores e fandangueiros
Apresentações de Fandango durante as tardes
Bailes de Fandango sexta e sábado a partir das 19 horas até raiar o dia!

Crédito foto: Ivanovick.