13ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá acontece neste final de semana

Inicia nesta sexta-feira, 26 a 13ª Edição da Festa do Fandango Caiçara na Ilha dos Valadares em Paranaguá com a participação de mestres, artistas e apreciadores da cultura popular caiçara, a programação segue até domingo, 28. Vale lembrar que atividades paralelas à festa começaram na terça-feira (23), com oficinas em escolas públicas de Paranaguá.

A organização destaca que uma exposição fotográfica de Ivan Ivanovick, sobre festas caiçaras no Paraná, estará disponível aos visitantes a partir de amanhã, 26. Segundo a produtora, Mariana Zanette, o encontro é realizado por voluntários. “Esta é a maior e mais antiga festa do fandango caiçara no Brasil. A comunidade é muito participativa”, explica.

Vale salientar que em torno de vinte grupos de fandango de três estados já confirmaram presença. Participarão fandangueiros do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Durante o evento, além dos tradicionais bailes de fandango, haverá a culinária caiçara, na “Feira da Ilha dos Paladares”. Serão servidos diversos pratos tradicionais como o barreado, arroz lambe-lambe, pirão de peixe, bolinho de camarão, entre outros.

O evento também contará com as bebidas tradicionais do fandango: Mãe ca Filha, Cataia e Consertada. Haverá ainda uma feira de artesanato caiçara e venda de produtos agrícolas tradicionais.

Durante a festa acontecerão oficinas de técnicas musicais e das danças do Fandango, o famoso “batido” dos tamancos de madeira e coreografias. Haverá ainda mesas de debate sobre os desafios da salvaguarda do fandango caiçara e sobre educação popular e saberes tradicionais. Também será realizado um bingo.

A Festa do Fanango Caiçara é uma idealização e produção da Associação de Cultura Popular Mandicuera, e realizada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) com o apoio da TCP, Klabin, Cattalini e MST.

Grupos de fandango:

1. Grupo Família Domingues (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
2. Grupo Pés de Ouro (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
3. Grupo da Ilha do Mel com Mestre Zeca (Paranaguá – PR)
4. Grupo Mestre Romão (Paranaguá – PR)
5. Grupo Viola Afinada (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
6. Grupo Mandicuera (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
7. Grupo Mestre Eugênio (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
8. Grupo Fandanguará (Guaraqueçaba – PR)
9. Grupo Canutilho Temperado (Guaraqueçaba – PR)
10. Grupo Mestre Brasilio (Ilha dos Valadares – Paranaguá – PR)
11. Grupo de Fandango Ciranda Caiçara (Ubatuba – SP)