5.º Festival de Música Livre movimenta praça Newton Deslandes

A abertura do 5.º Festival de Música Livre (Femul) foi diferente por diversos aspectos, seja pela participação de um músico internacionalmente conhecido, ou pelo resgate às atividades na praça Newton Deslandes, situada em frente à Igreja da Ordem, no Centro Histórico. A ideia que partiu da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) movimentou o local na noite desta quarta-feira, 26, e encantou o público que assistiu a apresentação.

O prefeito declarou aberta mais uma edição do já tradicional evento musical do município. “Nossa cidade é um celeiro de artistas e ficamos satisfeitos por poder proporcionar este momento de competição”, comentou Marcelo Roque que ainda comemorou a beleza de espetáculo na praça Newton Deslandes. “Paranaguá têm sua beleza e zelamos, por isso, atividades culturais em espaços como este irão se repetir”, frisou o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, destacou que o Femul já é realizado há 5 anos. “O objetivo é a promoção de uma ação cultural, motivada pela arte musical em suas diversas manifestações, interações, e sobretudo, democratizando o festival por meio de uma ampla participação”, disse.

A primeira-dama, Amanda Roque, assim como os secretários de: Trabalho e Emprego, Brayan Roque; Comunicação Social, Camila Roque; Segurança Pública, Sargento João Carlos Silva, além dos vereadores Thiago Kutz, Fábio Santos e Nilo Monteiro participaram do espetáculo.

JOÃO PEDRO TEIXEIRA: O ACORDEONISTA DA NOVA CENA MUSICAL

O músico João Pedro Teixeira e o quinteto de cordas composto por: Felipe Pinheiro, Pablo Malagueti, Mário Batista, Mauricio Fietz e Hely Souza, encantou a todos que estiveram no local, com uma belíssima apresentação.

João Pedro Teixeira é um dos mais brilhantes músicos da nova cena musical brasileira e mundial. O artista é compositor, arranjador e premiado instrumentista, o acordeonista é reconhecido por uma virtuose repleta de criatividade e sensibilidade musical.

Com um modo bem peculiar de tocar os seus acordeons (Piano / Diatônico de 8 Baixos), Teixeira é discípulo de Hermeto Pascoal e tem sua base na “Música Universal”, regional, erudita, jazz, forró e choro. João Pedro atua em solo, duo, com quinteto de cordas, grupos de formações instrumentais variadas, além de atuar como solista em orquestras de cordas e sinfônicas, sempre de forma versátil e com extrema qualidade.

O músico já trabalhou com diversos músicos reconhecidos nacional e internacionalmente, como Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Wagner Tiso, Paolo Gandolfi, Miquèu Montanaro, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Cordas do Iguaçu, entre outros.

“Estou lisonjeado em abrir o Festival de Música Livre de Paranaguá. Nasci em São José dos Pinhais, e me apresento em diversas partes do mundo, mas, o Paraná tem uma diversidade musical muito grande. Paranaguá é onde tudo começou e se apresentar às margens do Rio Itiberê vem de encontro a tudo de bom que acontece no cenário musical”, explicou João Pedro.

APRESENTAÇÕES

O V FEMUL acontece até sexta-feira, 29, no Teatro Municipal Rachel Pereira Costa com a participação de 27 músicos de Paranaguá e do Litoral, sempre às 19h, onde estarão concorrendo nas categorias instrumental, autoral e intérprete.
Confira as apresentações desta quarta-feira, 27:

AUTORAL

Banda Conexão JC com a obra Caos
Câmbio Caranguejo com a obra Camarão Ferro
Cristian Silba com a obra Pedras de Guará
Guilherme Costa com a obra Maçã do Amor
Kauã Zini com a obra Olá, eu sou Paranaguá
Taiobas com a obra Não vão nos silenciar

INTÉRPRETE

André Black Marques com a obra Banda de Agosto