Bienal de Teatro Lambe-lambe oferta oficina para educadores e público em geral

A 2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe já tem data pra acontecer em Paranaguá, o mês de outubro e terá uma vasta programação com espetáculos, intervenções artísticas, palestras e laboratórios em diversos pontos da cidade entre os dias 08 e 15 de outubro.

De acordo com a organização do evento, acontecerá de 03 a 07 de outubro a Oficina de Introdução ao teatro Lambe-lambe, sempre das 13h30 às 17h30, na Casa de Cultura Monsenhor Celso. Vale salientar que serão dois oficineiros compartilhando a linguagem prática e teórica do Teatro Lambe-Lambe.

Os organizadores destacam que cada participante construirá um protótipo do seu próprio espetáculo em miniatura a partir de conceitos apresentados com base nas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tais como, promover o bem estar para todos, em todas as idades; assegurar padrões de produção sustentável utilizando materiais simples no seu projeto artístico pessoal.

As inscrições são totalmente gratuitas e educadores, assim como o público em geral que estiver interessado em participar da oficina devem fazer a inscrição, através do link: https://linktr.ee/BienalTLL.

Quem são Pedro Cobra e Tânia Corvalán?

Pedro Cobra, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Lille na França, integrante da Cia. PlastikOnírica, que surgiu em 2014 na fronteira entre o Teatro, as Artes Visuais e a Música, atua com a disseminação da linguagem do Teatro Lambe-Lambe por meio de oficinas e atividades de formação de público e de novas(os) lambe-lambeiras(os). Na companhia, já realizaram oficinas, seminários, apresentação de pesquisa e rodas de conversa sobre o teatro lambe-lambe em Santos, São Paulo, São Roque, Salvador/BA, Florianópolis/SC, Lille/França e Chaco/Argentina.

Tania Corvalán, licenciada em Artes Plásticas pela Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, de Ñuñoa, Chile, atua desde 2006 nas Artes Cênicas, tendo ministrado diversos cursos, oficinas e workshops de confecção, construção e mecanismos para teatro de formas animadas, em diversos locais do Chile, Brasil e Argentina. Atuou como professora de Arte e Reciclagem em diversos locais, sendo ministrante da MasterClass “Miniaturas e Marionetes” e professora da disciplina “Construção de marionetas antropomórficas” na Especialização em Teatro Lambe-Lambe de Chaco, Argentina.

Confira os módulos da Oficina de Introdução ao Teatro Lambe-lambe:

1º Módulo – Pedro Cobra – Cia. PlastikOnírica – Santos/SP
• História do Teatro Lambe-Lambe;
• Princípios técnicos e poéticos do Teatro Lambe-Lambe;
• Exercícios práticos de sensibilização às miniaturas e objetos;
• Esboço de roteiro (dramaturgia).

2º Módulo – Tania Corvalán – Pupa Teatro – Chile
• Estudo e planejamento de construção de personagens;
• Confecção de bonecos e mecanismos em miniatura;
• Estudo e exercícios práticos de manipulação.

3º Módulo – Extra classe
Conteúdo: Confecção de protótipo de caixa lambe-lambe.

4º Módulo – Pedro Cobra e Tânia Corvalán
• Exercício de execução de roteiro (dramaturgia);
• Construção de elementos cênicos, cenário e iluminação.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, e é uma realização da Trágica Cia de Arte com patrocínio da COPEL e apoio cultural da Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).
Serviço:

Número de Vagas: 20