Casa Elfrida Lobo será restaurada

O prefeito Marcelo Roque assinou a Ordem de Serviço para restauração da Casa Elfrida Lobo durante solenidade que ocorreu nesta quinta-feira, dia 10.

Mais de R$ 2 milhões serão investidos na restauração total do prédio que na década de 90 foi avaliado pela Curadoria do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e em 1999 foi tombada como imóvel de interesse histórico pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

“Agradecemos ao senador Álvaro Dias que viabilizou recursos neste montante para uma obra tão importante para a história e a cultura de Paranaguá”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

O prédio vinha sendo utilizado com a realização de oficinas de música. “E estas oficinas beneficiam a comunidade. E garantir um espaço restaurado e em excelentes condições de uso é muito importante”, reforçou o vereador Wellington Frandji durante a solenidade.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, explicou que a recuperação de prédios históricos garante a funcionalidade a estes espaços. “Neste caso, a destinação específica é como uma casa de música que é uma função essencial para a cultura local”, disse.

As Oficinas de música aconteceram de forma on-line durante a pandemia.
A secretária explicou que, neste ano, as oficinas acontecerão de maneira descentralizada em um sistema de curto prazo. A obra tem prazo de 12 meses para conclusão.

A solenidade de assinatura ocorreu na Estação Ferroviária, prédio histórico também totalmente restaurado e contou com a participação de autoridades da cidade como o vice-prefeito José Carlos Borba; o presidente da Câmara, Fábio Santos, os vereadores Júnior Leite, Vandecy Dutra, Luiz Maranhão, Isabelle Dias, Ezequias Rederd, Lindonei Santos ; a primeira dama e secretária de Gabinete, Amanda Pereira Roque, o secretário de Planejamento, Ricardo Feitosa Antunes e o representante da empresa Projete Engenharia e Construções Ltda, Fabiano Santana.

História

A Casa Elfrida Lobo está situada no centro histórico de Paranaguá. Sua construção aconteceu no final do século 19 e início do século 20. Em estilo eclético, foi adquirida pelo comerciante Antonio Lobo em 1930 para ser residência da família. O imóvel foi vendido em 1970 e a residência recebeu o nome da última proprietária da tradicional família.

Dona Elfrida Lobo era professora e destacou-se no ensino de francês no colégio José Bonifácio.

Fonte: Site PMP.