Estação Ferroviária foi palco do Evento Afro Latino Teresa de Benguela

A Estação Ferroviária de Paranaguá foi palco o 1.º Festival Afro Latino Tereza de Benguela, no último sábado e teve como objetivo comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela.

Vale salientar que a Cia Cultural Rainha Maçã organizou o evento e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

Na área externa da Estação aconteceu uma feira de empreendedores, além de praça de alimentação e a prática de yoga e capoeira, e o espaço de beleza afro.

“Realizamos diversas atividades na Estação Ferroviária para comemorar esta data muito importante, e no Espaço da Beleza, o público ainda pode fazer tranças nagô”, explicou idealizadora do festival e produtora parnanguara, Joice Cardoso que, tinha a intenção de realizar um evento grandioso como este desde 2019, para abranger toda a população.

Segundo a organização do evento, o festival também é importante para alertar sobre a violência que as mulheres negras ainda sofrem na sociedade. “Dentro e fora do Brasil a população negra é umas das mais atingidas pela violência, principalmente mulheres. No ano de 2020 no Brasil a cada três mulheres mortas pelo feminicídio, duas eram negras.

Vale lembrar que durante o evento aconteceu a performance “Gritaram me negra”, com a Cia Cultura Rainha Maçã, além de muito som do DJ Giovane Nedz.

O público presente pode acompanhar um desfile de roupas afros e apresentações artísticas pela ACNAP – Associação Cultural de Negritude de Curitiba. No final do evento os presentes puderam assistir o filme Medida Provisória.

“O festival foi maravilhoso onde foi fomentada a cultura afro de forma grandiosa, e esperamos que o evento se torne tradição em nossa cidade”, explicou Maria Plathtyn, secretária de Cultura e Turismo.

Quem foi Maria de Benguela?

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira. Ela liderou por 20 anos, a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.
Sobre a data O dia 25 de julho no Brasil representa o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra” pela Lei 12.987/2014.