Indígena moradora da Ilha da Cotinga é nomeada para premiação nacional

28/05/2021

A liderança indígena Juliana Kerexu está entre as indicadas ao prêmio “Sim, à Igualdade Racial” de 2021. O evento criado pela instituição “Identidades do Brasil” identifica personalidades e projetos em defesa dos direitos iguais. A transmissão acontece pelo canal Multishow e Facebook Live, neste sábado, 29.

“Ainda não caiu direito a ficha de ser indicada em um prêmio desse tamanho. Fiquei muito feliz quando recebi a mensagem dos organizadores, pois é uma forma de validar nossa visão de mundo”, relata Juliana Kerexu. Não é a primeira vez que a indígena é destaque por ser referência na cultura dos Mbiás, ano passado ela ganhou uma menção honrosa da ONU Mulheres, organização voltada ao empoderamento feminino.

A cacique participa na categoria “Pilar Educação” que reconhece os esforços em preservar a cultura Guarani Mybá. A escritora Conceição de Evaristo e a química Denise Alves Fungaro concorrem na mesma categoria. Para a Juliana Kerexu, a indicação serve como um convite à compreensão mais profunda da cultura indígena, “entender nossa ancestralidade é um caminho importante para saber como chegamos até aqui, mas também os nossos conhecimentos servem na configuração do presente e projeção do futuro”.

A indígena recentemente participou do filme “Nhandereko, O Nosso jeito de Ser e Bem Viver”, projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc através da Prefeitura de Paranaguá. O documentário traz a relação da aldeia Tekoa Takuaty quando lidam com sua ancestralidade, costumes e saberes. Feita em homenagem ao artista Aldir Blanc, compositor da música “O Bêbado e a Equilibrista”, eternizada na interpretação de Elis Regina.

Incentivo à cultura parnanguara

A segunda etapa do Cultura na Rede, edital elaborado pela Secretária Municipal da Cultura e Turismo (SECULTUR), está aberta para os interessados em se inscrever. O edital e formulário ficam disponíveis no site da Prefeitura de Paranaguá.

A ação beneficia os agentes culturais afetados pela pandemia, cerca de 100 artistas foram contemplados durante a primeira fase. “O Cultura na Rede foi criado no intuito de abraçar todo o setor a tirar suas ideias do papel, gerando renda para eles. Agora com o processo de inscrição mais fácil, acredito que iremos incentivar outros artistas a participarem”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

Extraído de: Prefeitura de Paranaguá