Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Inscrições para a 2ª Bienal do Teatro Lambe-Lambe estão abertas

Inscrições para a 2ª Bienal do Teatro Lambe-Lambe estão abertas

No mês de outubro, Paranaguá receberá a 2ª edição da Bienal do Teatro Lambe-lambe e as inscrições para participar do evento já estão abertas.

Os artistas interessados em participar podem fazer a inscrição através do site https://linktr.ee/BienalTLL. De acordo com a organização do evento, os interessados devem se inscrever até o dia 22 de julho. 

A primeira edição ocorreu de forma online, em meio a pandemia da Covid-19 e, de acordo com Ivan Ivanovick, foi um grande sucesso. “Desta vez, com as atividades presenciais, a Bienal de Teatro Lambe-Lambe promete se consolidar e agitar a cena cultural do Paraná”, disse Ivan.

Na primeira edição, a Bienal contou com 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México. Nesta 2ª edição da Bienal, serão realizadas apresentações simultâneas de 15 espetáculos e cinco intervenções de Teatro de Formas Animadas de Rua em diversos pontos da cidade, além de duas palestras e dois laboratórios.

O projeto do Teatro Lambe-lambe foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e é uma realização da Trágica Cia de Arte com patrocínio da COPEL e apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).


O que é Teatro Lambe-Lambe?

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

As peças são encenadas no interior de caixas, envolvendo manipulação de bonecos e objetos cênicos em miniatura, com somente um espectador por vez.

“O Teatro Lambe-Lambe é a última grande invenção do Teatro de Animação no Mundo.” Álvaro Apocalypse do Teatro de Bonecos Giramundo.

Luto e homenagem

No último sábado, 09 de julho, a organização da Bienal recebeu consternada a notícia da morte de Ismine Lima, uma das criadoras do Teatro Lambe-Lambe. Os organizadores decidiram transformar esta nova edição da Bienal em uma grande homenagem ao trabalho e à vida de Ismine.

Ismine Lima nasceu em 17 de agosto de 1950, na Serra Grande na cidade de Tiangua, Ceará; filha de pai sapateiro e mãe dona de casa. Cursou pedagogia na UFBA. Como educadora, atuou numa rede de educação inspirada na Pedagogia paulofreiriana, onde conheceu o Teatro de Bonecos usado como solução didática, na rede criada pelos movimentos populares. Em 1989, juntamente com Denise di Santos, criou o Teatro Lambe-Lambe.

Serviço: 2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá
Espetáculos de 08 e 15 de outubro de 2022
Inscrições abertas para artistas até 22 de julho de 2022.
O resultado da seleção estará disponível a partir de 02 de agosto de 2022.
Mais informações sobre o evento e sobre as regras para participação podem ser obtidas em: https://linktr.ee/BienalTLL