Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Intervenção preventiva acontece no antigo prédio do Clube Republicano neste domingo, 23

Intervenção preventiva acontece no antigo prédio do Clube Republicano neste domingo, 23

Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, terá trânsito impedido a partir das 8h

21/01/2022

Ocorre neste domingo, 23, uma ação da Prefeitura de Paranaguá no prédio que abrigou o Clube Republicano. Por essa ocasião, a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) informa que o trânsito estará impedido a partir das 8h na Rua XV de Novembro, Centro Histórico.

Conforme a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) a intervenção garante uma medida preventiva tanto a localidade, quanto para quem transita na região. No passado, a Defesa Civil havia interditado a marquise do prédio histórico, que apresentava risco de ceder.

Após expedida autorização por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) a marquise do antigo Clube Republicano será demolida.

“A intervenção é necessária para segurança de todos, seguindo com todas as autorizações necessárias e a indicação da Defesa Civil. Ficou firmado o compromisso da reconstrução assim que vencidas as demais etapas jurídicas e administrativas”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

O Clube Republicano foi fundado em 1887, sob os ideais republicanos e se tornou um dos marcos históricos da proclamação da república no país. Com o passar dos anos, o prédio começou a fazer parte da sociedade parnanguara, sendo realizados vários bailes memoráveis. Em 1992, após crise financeira e dívidas trabalhistas, o clube fechou suas portas.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá