Lei Aldir Blanc é tema de reunião com dirigentes culturais do litoral paranaense

25/06/2021

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) participou de um encontro nesta sexta-feira, 25, com outros representantes das secretarias de cultura do Litoral. A conversa abordou a implementação da Lei Aldir Blanc, projeto que auxilia o cenário artístico, nas demais cidades.

Na busca de entender acerca do benefício, as secretarias trocaram informações essências sobre como funciona a aplicação do edital. A lei Aldir Blanc recebe recursos vindos do Fundo Nacional da Cultura distribuídos para os estados, em seguida, aos municípios. Os agentes culturais passam por um crivo antes de terem seus projetos comtemplados.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, a reunião foi muita produtiva. “Hoje pudemos passar nossas experiências na hora de executar os projetos, mas também tivemos a oportunidade de entender como cada munícipio do litoral trabalha com a sua aplicação”, comenta o também representante da macro região litoral no Conselho Estadual de Cultura.

Inúmeros artistas, produtores e casas de shows sentiram os efeitos de não exercer suas profissões causados em decorrência da Covid-19. Atividades que até então eram feitas sem nenhuma restrição, agora estão proibidas devido as aglomerações.

Paranaguá aplicou mais de 380 mil reais gastos entre manutenção dos espaços culturais da cidade e na criação de projetos. Um dos projetos viabilizados pela lei, foi a Mostra de Teatro Online de Paranaguá realizada em maio. O evento promoveu 13 dias com atrações relacionadas as artes cênicas, respeitando o distanciamento social, por meio de transmissões feitas pelo facebook.

Extraído de: Prefeitura de Paranaguá