Lei Aldir Blanc: quase R$ 600 mil são investidos na cultura popular em Paranaguá

Prefeito Marcelo Roque assinou junto aos agentes culturais termo de compromisso nesta terça-feira, 23

29 de Novembro de 2021

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, a classe de agentes culturas teve suas atividades paralisadas. Como forma de minimizar os impactos, projetos e Leis emergenciais foram rapidamente colocadas em prática. Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) desenvolveu uma série de ações, dentre elas, o Cultura na Rede que beneficiou mais de 100 agentes culturais diretamente fomentando cerca de R$ 300 mil.

Outros recursos emergenciais também surgiram, como é o caso da Lei Aldir Blanc, criada para dar suporte a representantes do setor cultural. Em 2020, Paranaguá premiou 60 propostas durante a 1.ª etapa da iniciativa. Em 2021, quase 100 artistas foram classificados através do edital.

Nesta terça-feira, 23, o prefeito Marcelo Roque recebeu os agentes culturais contemplados durante a 2.ª etapa para assinar o termo de compromisso. Em torno de R$ 556 mil serão pagos aos participantes da Chamada Pública 012/2021. O ato aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Paranaguá reunindo autoridades e representantes do segmento cultural.

Na oportunidade, Marcelo Roque parabenizou o trabalho da Secultur em angariar iniciativas a exemplo da Lei Aldir Blanc. “Nossa equipe não mediu esforços para beneficiar o setor artístico/cultural, principalmente, porque sabemos que a pandemia dificultou o trabalho de toda a classe, sobretudo pelas restrições impostas”, comentou o prefeito.

O presidente da Casa de Leis, Fábio Santos, esteve presente durante o momento de assinaturas. Na Câmara Municipal, uma Lei foi aprovada para desburocratizar a participação dos agentes culturais durante este período emergencial. “Estamos à disposição para apoiar e dar suporte a projetos que venham favorecer a nossa população, como é o caso da Lei Aldir Blanc, que atua diretamente junto aos artistas”, disse.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrisson Camargo, comemorou o sucesso da iniciativa no município. “Sou da classe, conheço bem as dificuldades, e tenho que agradecer toda a equipe da Prefeitura e ao prefeito Marcelo Roque pela sensibilidade que sempre teve com nossos agentes culturais. Os projetos serão veiculados nas redes sociais da Secultur, enriquecendo nosso acervo com novas histórias e ideias”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá