Letreiro turístico é alvo de vandalismo

Vandalismo é crime e a recuperação do patrimônio exige mais recursos públicos

31/01/2022

O letreiro instalado próximo a pontos turísticos da cidade foi vandalizado com pichação. O ato de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, é crime e está previsto no Artigo nº 163 do Código Penal Brasileiro e o autor do delito fica sujeito à prisão ou multa.

“Este tipo de instalação é comum no mundo todo, sendo cenário para fotos e memórias de uma experiência em um determinado local”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Foram feitos três letreiros, sendo dois com os dizeres “eu amo Paranaguá” e um específico para a Ilha dos Valadares. “Este último traz a referência ao fandango caiçara, o que a comunidade tem visto como uma demarcação do território caiçara, do patrimônio imaterial”, lembrou a responsável pela pasta.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo existe a previsão de implantação de mais dois letreiros em pontos de interesse turístico do município.

“Além das paisagens características, um letreiro que carrega o nome do local é cartão de visitas para que turistas e visitantes reconheçam o espaço, além de fazer parte de uma construção de pertencimento e auto estima da população, que se identifica, ama e passa a cuidar do que lhe pertence”, reforça a secretária quanto à instalação.

A iniciativa da Secultur chamou a atenção dos moradores e turistas. Estes espaços têm sido aproveitados para vídeos e fotos.

Porém, em alguns casos, é possível perceber a necessidade de cuidado com o material, pois muitos jovens tem sentado sobre a instalação, o que também não é recomendado.

“A administração municipal tem investido em várias frentes. Tem estes letreiros, assim como novos pontos de ônibus, áreas de lazer com campinhos de futebol e playground e todas estas ações são feitas para a população. Cabe aos moradores cuidar destes espaços”, finalizou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá