Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Litoral mostra crescimento através do Cadastro de Turismo

Litoral mostra crescimento através do Cadastro de Turismo

Sistema Turístico que impulsiona a profissionalização do setor no Estado apresentou dados relevantes.

06/07/2021

Mesmo diante da pandemia do Covid-19, responsável por afetar o setor turístico em todo o país, Paranaguá e os municípios do litoral mostraram um salto no setor, uma evolução.

Sinal de objetivo atingido,mostrou-se que através do Cadastur – Cadastro de Turismo, a intenção é de contribuir para a escolha do destino, assim como criar oportunidades, e benefícios para os empresários e empreendedores do setor.

O Cadastur é um sistema de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, garantindo vantagens e oportunidades para quem se inscrever, tornando-se inclusive, uma fonte de consultas a turistas, e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Vale ressaltar que a atividade com maior número de cadastros iniciais, renovação ou alteração no Cadastur, para a região litorânea, foi a dos meios de hospedagem com 38,3% do total de registros e o município de Paranaguá atingiu 201 atividades com o cadastro regular no ano de 2020, o que representa 47,6% do total de registros no Litoral do Paraná.

Vale lembrar que a Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustemtável do Litoral (Adetur) realizou a Blitz Cadastur, que se tornou muito eficaz no que representa a retomada do Turismo no litoral, empresários do trade buscaram regularizar seus negócios para ter acesso á créditos disponíveis, com isso, contribuíram para o crescimento na emissão do Selo do Turismo Responsável e cadastros no Ministério do Turismo.

“O crescimento faz parte da profissionalização do setor turístico no município, que com a formalização dos prestadores e a implantação do sistema de inteligência turística, se faz possível a participação das empresas participarem na construção de políticas públicas para a área no município”, analisa o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá