Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Maria Fumaça iluminada traz alegria ao Natal de Paranaguá

Maria Fumaça iluminada traz alegria ao Natal de Paranaguá

As apresentações natalinas em Paranaguá iniciam nesta terça-feira (17) com apresentação de “Um sonho de Natal”. A fachada do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) também se transformará em uma grande tela, com projeção mapeada, com espetáculo com o tema “sonho”. A apresentação contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição.

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) informa que antes da projeção mapeada, o coral de vozes da UNATI apresentará algumas das principais interpretações natalinas, com a regência da maestrina Priscila Zinco das Neves, e arranjos especiais da maestrina, Marinez Costa.

A casa do Papai Noel está aberta para visitação a partir das 19h, na Praça de Eventos Mário Roque, além dos pedidos de presentes das crianças ao bom velhinho. A programação natalina segue até domingo (dia 22) com apresentações dos corais, apresentação do Mago das Bolhas e Teatro de Bonecos, estes últimos no sábado e domingo, a partir das 20h.

O secretário de Cultura e Turismo, Harison Camargo, conta que serão duas apresentações em Paranaguá, uma na sexta-feira (20), na passagem de nível da rua Tuffi Maron (esquina com Roque Vernalha), às 20h30, e no sábado (21), em Alexandra, na Rua do Portinho, em frente à Estação Ferroviária, também no mesmo horário. “Projetos como este incentivam e fomentam a cultura na cidade. Convidamos toda população para prestigiar nosso evento natalino”, disse Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo.

“Rumo Ao Natal” é um projeto inédito, gratuito e a história de Richard Rebelo apresenta os duendes na casa do Papai Noel e um deles liberou as renas, pois teve um sonho com elas na natureza e agora o Papai Noel terá que entregar os presentes com a Maria Fumaça, encontrada e restaurada pelos duendes”, antecipa o diretor.

“Paralelamente, a peça traz uma mensagem de conscientização com relação ao lixo descartado e à preservação da natureza com o espírito protetor da floresta”, acrescenta o diretor.
O espetáculo faz uma homenagem à ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, responsável por trazer a locomotiva de volta a seu funcionamento. A Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos EUA em 1884, sendo uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná. A máquina passou por um processo de restauração completo durante 10 anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo.