Nova mesa diretiva foi eleita no Conselho Municipal de Política Cultural

Nova mesa diretiva foi eleita no Conselho Municipal de Política  Cultural

Na tarde da última sexta-feira, dia 02, aconteceu a eleição da mesa diretiva do Conselho Municipal de Política Cultural, nas dependências da Estação Ferroviária.

Os conselheiros decidiram através do voto que a mesa diretiva para o biênio 2022/2024 ficará composta da seguinte maneira:

Presidente: Eduardo Soares Maia Carvalho de Paula – Segmento de Música;
Vice-Presidente: Ludmila Ariane Freitas dos Reis Silva – Segmento de Cultura Popular;
Primeira Secretária: Jamile Luz Peres – Segmento de Artes Cênicas;
Segunda Secretária: Leila Marçal – Segmento de Artesanato.

Vale salientar que O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela Lei nº 3709/2018, e é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil.

Como o conselho é um órgão coletivo, sua função é colaborar da elaboração e também na fiscalização da política cultural que se desenvolve no Município.

“A democratização sempre norteou os trabalhos relacionados à cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural e a Secultur trabalharão juntos, para que possamos construir políticas públicas efetivas”, ressalta a secretária da pasta, Maria Plahtyn.

Plano Municipal de Cultura:

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), destaca que o município possui o Plano Municipal de Cultura, desde o dia 31 de maio de 2021, através da lei 4039, do mesmo ano.

O Plano Municipal de Cultura é parte constituinte do Sistema Municipal de Cultura, que tem como objetivo fortalecer políticas culturais de todos os níveis, federal, estadual e municipal, privilegiando a participação da sociedade, especialmente seus entes agentes culturais, de onde provém sustento e trabalho.

O Plano Municipal de Cultura tem como objetivo geral a implantação de políticas públicas de médio e longo prazo, que extrapolam os limites de gestão, desenvolvendo no município uma nova referência em gestão cultural, sendo essa baseada na participação popular, dos setores envolvidos e de outros segmentos governamentais, ainda que indiretamente participativos. Assim, este plano tem a validade de 10 anos, podendo ser reavaliado em cinco anos.