Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Paranaguá é classificada na Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes

Paranaguá é classificada na Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes

O Ministério do Turismo divulgou a lista de classificados no projeto Estratégia Nacional DTI Brasil, nesta sexta-feira (26) e Paranaguá obteve a 12ª colocação entre as cidades brasileiras e a 4ª classificada entre os municípios paranaenses.

Para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove eixos de atuação: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

A próxima fase será a definição de dez destinos para receber apoio no planejamento de um sistema de gestão de Destino Turístico Inteligente, além de diagnóstico e consultoria técnica para auxiliar na construção de um plano de transformação.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, o resultado é o reconhecimento de muito trabalho. “Trabalho de modernização, de qualificação do destino, qualificação de mão de obra, assim como da equipe de trabalho da Secultur”, disse. “Esse resultado mostra que estamos entre os melhores destinos do Brasil e estamos felizes com o resultado prévio e esperamos estar entre os 10 selecionados para implementar o Destino Turístico Inteligente, mas já é reconhecimento de sucesso da gestão do prefeito Marcelo Roque”, completou.

Projeto

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou edital de seleção para a Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil. A iniciativa está na segunda edição e visa melhorar a competitividade de mercado dos destinos selecionados, que dotados de tecnologia e inovações se tornarão mais atraentes para os visitantes e população de toda a região.

Puderam participar cidades com índices de desenvolvimento e infraestrutura, de acordo com a classificação A e B no Mapa do Turismo Brasileiro. No Paraná, três estão na categoria A e 14, na B. Nessa etapa, os dez primeiros colocados receberão a certificação de DTI em Transformação.

Foto: José Fernando Ogura/AEN