Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Paranaguá participa do 9.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

Paranaguá participa do 9.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

Paranaguá está representada no 9.º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial em Diamantina (MG). O evento que é promovido pela Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reúne especialistas de diversos segmentos do turismo para apresentar experiências e impulsionar a economia dos municípios por meio de ações voltadas à implementação de atividades turísticas sustentáveis.

Para a secretária de Cultura e Turismo, promove mensagens e conhecimentos aos municípios. “É um encontro de referência, e Paranaguá trouxe muitos resultados sobre o tema, principalmente com relação a conservação e restauro do patrimônio material e de salvaguarda do imaterial”, comenta Maria Plathyn. Além do patrimônio histórico, Paranaguá possuí o reconhecimento da Unesco como patrimônio mundial natural, pela Ilha do Mel.

O evento celebra ainda os 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotada em 1972 pela Unesco. A programação engloba, ainda, a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria Especial da Cultura, da Embratur, do Sebrae Nacional e da Unesco, entre outros.

A Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural busca incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Trata-se de um esforço internacional de valorização de ativos que, por sua importância como referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos.

Fonte: site Prefeitura de Paranaguá – Jornalista: Emanuel Andrade.