Pracinha Cultura será palco do espetáculo “Vário”

Na quinta-feira, 03, o Pracinha Cultura (antigo CEU das Artes), localizado no bairro Jardim Iguaçu será palco do espetáculo interativo de dança-música “Vário”.

Vale salientar que o espetáculo acontece às 10h30 e às 14h, e é totalmente gratuito. A produção do espetáculo fará uma oficina às 15h, que também é gratuita.

A montagem propõe que se aproxime a arte contemporânea entre adultos e crianças ao promover uma verdadeira brincadeira em cena com a participação de uma bailarina, dois músicos e a ajuda de dispositivos que, utilizados pela plateia, criam os sons do espetáculo e os estímulos para os artistas.

De acordo com a bailarina e professora Lívea Castro, uma das idealizadoras do projeto e performer da encenação, “Vário” propõe um desafio: a convivência e o relacionar-se em dias de opiniões tão antagônicas e, ao mesmo tempo, maneiras tão múltiplas de se estar no mundo.

“Na parceria com o público, vamos descobrindo em ‘Vário’ como criar e conviver no espaço. A intenção é aproximar pessoas e conectar a presença plural. ‘Vário’ é sobre criar convívio, ampliar sentidos e multiplicar corpos. Propõe uma realidade sensível de colaboração, de corpos que se movimentam em rede. É uma estratégia movente de permanência nos espaços”, ressalta a bailarina.

A classificação de “Vário” é livre e a primeira temporada do espetáculo foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e contou com uma série de apresentações para alunos da rede pública de ensino. Já essas novas apresentações fazem parte de projeto aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com o apoio da COPEL e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).