Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Prefeitura assina ordem de serviço para elaboração dos projetos de restauro do Palácio Visconde de Nácar

Prefeitura assina ordem de serviço para elaboração dos projetos de restauro do Palácio Visconde de Nácar

O objetivo é revitalizar o espaço para abrigar um museu histórico

06 de janeiro de 2022

 

Na manhã desta quinta-feira, 06, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, assinou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos que visam o restauro do Palácio Visconde de Nácar. A intenção é abrigar no espaço um museu histórico.

“Iremos resgatar a memória do povo parnanguara, este prédio tem muita história envolvendo Paranaguá e o Estado do Paraná. Temos o compromisso de atrair mais turistas para a cidade, e com o palacete pronto, será mais um ponto de visitação para quem vem à nossa cidade. Contamos com o apoio do Deputado Alexandre Curi para nos ajudar com este projeto junto ao Governo do Estado”, comentou o prefeito Marcelo Roque.

O deputado estadual, Alexandre Curi, esteve presente em Paranaguá e se comprometeu a levar o projeto ao Governo do Estado. “Fiz questão de cumprimentar o prefeito Marcelo Roque por este importante projeto que visa a restauração deste prédio histórico. Assim que o projeto estiver pronto, levarei até o governador Ratinho Junior para viabilizarmos os recursos do Governo do Estado e também do Governo Federal para restaurarmos este palacete”, afirmou.

História

O Palácio Visconde de Nácar conta a história de Paranaguá e do Estado do Paraná. Inicialmente foi construído para ser a sede do Governo do Estado, na época da emancipação do Paraná, mas com a definição da capital sendo Curitiba, o palacete serviu de moradia de Manoel Antônio de Guimarães, o Visconde de Nácar. Posteriormente foi sede do Paço Municipal e sede do Poder Legislativo. No local também passaram personalidades históricas do país, como Dom Pedro II e a princesa Isabel, quando estiveram na cidade, ali pernoitaram. Recentemente a Câmara Municipal passou o prédio aos cuidados do Poder Executivo.

Com tanta história no entorno do palacete a Prefeitura de Paranaguá inicia os planejamentos para tornar o espaço em um museu histórico, como explica a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

“Este é um momento histórico para Paranaguá, o Paraná e o Brasil. Esta assinatura, que garante o projeto de restauro, é um avanço que não se via há anos em relação a este prédio. Temos a finalidade de tornar o espaço um museu histórico, que é uma dívida da cidade de Paranaguá que tem apenas o museu de arqueologia, e vai abrigar a nossa história”, declarou a secretária.

Também estiveram presentes na solenidade os secretário municipais: de Obras, Ildeivan da Silva Junior; de Planejamento e Gestão, Ricardo Feitosa Antunes; o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), Sílvio Loyola; os vereadores Fábio Santos, Vandecy Dutra, Wellington Frandji e Nilson Diniz, além do representante da empresa responsável pela elaboração do projeto, Paulo Malucelli.

 

Fonte: Prefeitura de Paranaguá