Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Retomada do turismo no litoral do Paraná

Retomada do turismo no litoral do Paraná

Harrison Camargo, Secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá conta sobre a retomada dos setores no município

 

04 de setembro de 2021

Harrison Camargo, mais conhecido como Canela, casado, dois filhos, experiência de 30 anos na área cultural, comanda a secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá há cinco anos e enfrentou seu maior desafio durante a pandemia. Como secretário de cultura e turismo, teve que administrar a maior crise desses dois segmentos durante a pandemia do Covid-19. Nessa entrevista Harrison conta como foi a parada total do turismo e da cultura na maior cidade do litoral e na Ilha do Mel, explicando as dificuldades em equilibrar a preservação da vida da comunidade e o retorno as atividades turísticas e culturais.

Por Carla Nagibe

Um período difícil administrando os dois setores mais afetados da economia durante a pandemia. De maneira geral, como foi administrar esse momento complicado para a cultura e para o turismo de Paranaguá?

O período de pandemia foi extremamente difícil para a economia como um todo, mas principalmente para as áreas da cultura e do turismo, que paralisaram praticamente cem por cento. Foram três momentos distintos: logo após o período inicial de adaptação em relação ao que estava acontecendo, os picos da pandemia com os decretos que regulamentavam o litoral e depois com da chegada da vacina quando esses setores começaram a ter um certo alento e esperança para os artistas e comerciantes desses setores. Tínhamos que pensar em como as pessoas iriam sobreviver economicamente, mas também em preservar as suas vidas.

Dentro das iniciativas emergenciais do setor cultural, importante ressaltar que a secultur (Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá) desenvolveu, ainda em abril de 2020, medidas para amortizar a problemática, com a realização de lives musicais, além do lançamento do edital Cultura na Rede e da adequação contratual de oficinas culturais e dos bailes de fandango para a modalidade online. Ainda, a secretaria foi interlocutora do setor de eventos e dos segmentos de bares e restaurantes quanto a manifestação cultural em sua retomada.

Ainda na cultura nos mobilizamos em relação a Lei Aldir Blanc, que foi muito importante para o setor cultural. Ela nos mostrou com mais clareza quem são, onde estão e como atuavam os nossos agentes culturais. Além dos que já mantinham contato com a secretaria, fizemos busca ativa e os próprios artistas ajudaram uns aos outros, para que o recurso chegasse aos que precisavam.  Agora em 2021 com o recurso remanescente pretendemos continuar auxiliando o setor cultural que ainda está carente. A grande maioria da cadeia de trabalho da cultura não conseguiu retornar as suas atividades. Um dos pontos importantes, que ganhou muita força nesse período, foi a mobilização da sociedade civil em dialogar e entender o papel do poder público, principalmente na criação de políticas públicas. A Lei Aldir Blanc deve direcionar o setor cultural de maneira diferente a partir de agora.

Fonte: Portal Cidade Mais