Secultur promoveu rodada de eventos durante a Semana do Patrimônio Cultural

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), promoveu nesta semana uma série de eventos alusivos ao Patrimônio cultural do município.

A Estação Ferroviária esteve com suas portas abertas das 10h às 17h, onde a população pode conferir uma exposição com materiais do patrimônio ferroviário. Já os moradores, usuários e comerciantes do Centro Histórico puderam participar da oficina Diálogos, também na Estação Ferroviária.

Vale ressaltar que o evento teve como objetivo a conservação deste região central, e de acordo com os conselheiros, as pessoas que participaram do evento puderam expor suas opiniões, além de debater diversos assuntos relativos ao Centro Histórico.

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, com a parceria da Secultur, abriu suas portas para um Café Cultural, com uma roda de conversas.

O professor Mestre André Poletti, assessor de marketing da Paraná Turismo, esteve no Museu de Arqueologia e Etnologia, ressaltando a potencialidade turística do patrimônio cultural, especialmente tratando do artesanato parnanguara.

Já a professora Doutora Liliane da Costa Freitag conversou com estudantes da cidade sobre o Centro de Documentação Histórica, e realizou com os participantes uma visita guiada no Arquivo Municipal, localizado na Rua João Eugênio.

Vale ressaltar que o Centro de Documentação Histórica iniciou suas atividades em Paranaguá em 2022 e conta com acervo muito interessantes.

“Valorizar o patrimônio histórico de um povo é enaltecer a identidade que forja seus cidadãos, sendo assim, preservar a culinária, as paisagens, as festas populares tradicionais, as obras de arte e qualquer outro elemento cultural é manter sua identidade”, explicou Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.