Tudo pronto para o 3º Concerto itinerante da Orquestra do projeto Garoto Cidadão em Paranaguá

A cidade de Paranaguá, recebe na próxima sexta-feira, 18, a terceira edição Concerto itinerante da Orquestra do projeto Garoto Cidadão. O evento está percorrendo Curitiba, região metropolitana e Paranaguá.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), apóia o evento que acontece no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), a partir das 19h.

Vale destacar que a ação surgiu no ano de 2017, a partir do desejo dos estudantes de vivenciar, enquanto músicos, um concerto com formação orquestral. Em 2019, “Educação e Inovação Cultural – Novo olhar sobre o fazer” é o norteador das atividades do Garoto Cidadão de Araucária. Dess a maneira, o projeto deseja ofertar através do “3º Concerto itinerante”, uma reflexão sobre cultura e criatividade.

A Orquestra do Garoto Cidadão, composta pelos estudantes das oficinas de cordas, sopros e percussão, tem seu trabalho pautado na identidade cultural dos jovens. valorizando sua história de vida e refletindo sobre seus sonhos e desejos, como coletivo cultural, realiza apresentações e intervenções urbanas com repertório que vai do popular ao erudito.

O repertório

A primeira marcha carnavalesca composta no Brasil foi obra de uma mulher corajosa e pioneira. Chiquinha Gonzaga foi a primeira pianista do gênero musical “choro”, sendo eximia pianista, compositora e maestrina. “Ó abre alas”, exprime muito bem o sentimento das mulheres da época, e de hoje, em ter que desbravar caminhos por uma sociedade com igualdade de tratamento e equidade de oportunidades.

Do compositor pernambucano Alceu Valença, a música “Anunciação” fala chegada de um ser que traz consigo as boas novas de tempos vindouros. No contexto do trabalho do projeto ela simboliza todas as boas intenções e planos futuros de cada um de nós, que buscamos uma sociedade mais fraterna.

Emblemática e permanente no repertório da orquestra, “O trenzinho do caipira” de Heitor Villa-Lobos, apresenta a relação do menino com o mundo em que vive, colocando a vida como uma grande viagem a ser realizada. Percorrendo terra, serra e mar mostra que é necessário cuidado e respeito com cada lugar em que nos encontramos.

Composta para representar a lendária tribo de Chico Rei, o maracatu “Dança de Chico Rei e da Rainha N’Ginga” de Francisco Mignone, relata a luta de uma tribo africana pela liberdade, igualdade e respeito dentro da sociedade extremamente racista do século XVI, fazendo um link com os dias atuais.

Sendo a mais famosa peça do compositor carioca Pixinguinha, “Carinhoso” é uma das maiores representantes de um gênero musical tipicamente brasileiro, o Choro canção. Familiar direto do Samba, o Choro traz em sua escrita toda a criatividade e inventividade do músico popular brasileiro, carregando um histórico consagrado de inovação musical.

O mineiro Milton Nascimento nos convida a crescermos sem perder o entusiasmo da criança, tendo um menino interior que nos dá a mão sempre que o adulto fraqueja. “Bola de meia”, não só retrata o universo da infância, mas também retoma valores como amor, respeito, amizade e bondade e que não devemos aceitar sossegados qualquer sacanagem ser coisa normal.
Sendo, certa vez, caracterizado como samba exaltação, “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso apresenta em seus versos as belezas naturais e culturais de nosso pais. Ela traz em seu conteúdo, tudo aquilo que devemos amar e preservar em nosso Brasil, seja nossa natureza, seja nosso povo, seja nossa cultura.

O compositor Cartola, dono de uma história de vida ímpar, tem um grande histórico de sucessos emplacados. Entre elas uma das mais conhecidas é “Preciso me encontrar” que retrata a busca do artista por autoconhecimento e consequentemente, felicidade, colocando o riso como maior ferramenta contra a tristeza.

Com uma poesia forte e eloquente “Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormer”, o compositor Chico Buarque em “Deus lhe pague” fala da luta dos movimentos sociais pelo que parece obvio e básico, mas que, para muitos é um desejo não satisfeito.

Sobre o Projeto Garoto Cidadão
O Projeto Garoto Cidadão, patrocinado pela CSN e realizado pela Fundação CSN, tem a finalidade de contribuir para a transformação social de crianças e adolescentes por meio da cultura.

A metodologia aplicada no projeto busca acolher histórias de vida, ampliar repertórios e incentivar a construção de um projeto de vida. O projeto colabora para a educação em tempo integral, com atividades socioculturais, como música, teatro, dança, artes visuais, entre outras. Está presente em cinco cidades brasileiras: Volta Redonda e Itaguaí (RJ), Congonhas e Arcos (MG), e Araucária (PR), atendendo a 1.500 crianças e adolescentes.

Fotos: Divulgação.