Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Turismo religioso: Fórum promove troca de experiências e conhecimento entre especialistas em Paranaguá

Turismo religioso: Fórum promove troca de experiências e conhecimento entre especialistas em Paranaguá

O primeiro dia de palestras serviu para troca de experiências e de conhecimento entre especialistas que participam do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso que acontece no Complexo Turístico Mega Rocio, em Paranaguá.

São três dias de fórum com debates e a realização da feira de produtos regionais com artesanato religioso das 19 regiões turísticas do Paraná.

O dia começou com o painel ‘Turismo Religioso’ com assuntos como o programa de carbonização dos resíduos e cultura sustentável, apresentado pelo professor Paulo Bassani e a palestra com o professor Nicola Martorano com o tema sobre a transformação tecnológica e inovação no setor de água e saneamento.

Também foram realizados ‘pitchs’ do turismo religioso no Paraná. Lembrando que ‘pitch’ é uma apresentação curta e direta sobre uma empresa ou projeto, foram apresentados pitchs da Rota da Fé, Caminho das Igrejas Coloniais do Litoral do Paraná, sobre a Mesquita Omar Ibn Al-khattab, em Foz do Iguaçu; a Marcha para Jesus em Curitiba, sobre Juranda- Cidade do Milagre e a Rota da Medalha Milagrosa no Paraná.

O Caminho de São Miguel, em Prudentópolis, foi o projeto de experiência turística do turismo religioso do Paraná também foi apresentado no primeiro dia de debates e palestras do Fórum. Assim como o 1º Caminho Jesus de Santas Chagas, em Borrazópolis e o 2º Caminho que fica em Ivaiporã, assim como a Rota do Rosário.

A troca de experiências foi estendida com apresentação feita pelo Sesc Paraná com o tema ‘Conheça seu Atrativo Religioso’, por Augusto Zortea e apresentação das opções de passeios dos receptivos locais e visitação à feira de produtos locais.

Programação

O Fórum reúne profissionais envolvidos com o setor turístico seja de destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas, entre outros.

O evento tem como objetivo contribuir para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local.

No Estado do Paraná, o setor do turismo representa 25% dos atrativos neste segmento, sendo o terceiro em número de atrativos, entre templos religiosos, rotas de peregrinação e outros patrimônios religiosos.

O Fórum continua nesta sexta-feira, com ‘pitchs’ do Caminho do Monge, em Campo Tenente; Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba, entre outros.

Também será apresentado o case nacional que é a Igreja do Bonfim, na Bahia pelo padre Edison Menezes da Silva e um case internacional que é o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no México, pelo padre Juan Castillo.