V Conferência Municipal de Cultura apresenta demandas do setor

Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Cultura (Secultur), realizou a V Conferência Municipal de Cultura no Teatro Rachel Costa. No evento foram discutidos assuntos relacionados ao setor com a presença de representantes de secretarias municipais, sociedade civil e agentes culturais.

“Na contramão das tendências em relação a gestão cultural no país, trouxemos a sociedade civil para demandar, explanar e também ouvir”, explica a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

“A democratização da cultura sempre norteou os trabalhos da gestão do prefeito Marcelo Roque que sempre se mostrou sensível ao tema e nos dá toda autonomia de trabalho para que juntos possamos construir políticas públicas efetivas”, ressalta a secretária.

O secretário municipal da Fazenda, Maurício Coutinho apresentou informações sobre os processos administrativos, orçamentos do Poder Público, assim como orientações financeiras aos agentes culturais que estiveram presentes no Teatro Rachel Costa.

“Sabemos que a pandemia afetou diretamente as áreas de cultura e turismo e esta foi uma oportunidade de trazer informações de como funciona a questão do orçamento e planejamento, assim como o remanejamento orçamentário”, disse Maurício Coutinho.

Também participaram da V Conferência Municipal de Cultura, secretários municipais, além da vereadora Vandecy Dutra.

“Gostaria de agradecer ao Conselho de Cultura, representado pelo presidente Kauã Zini que diretamente mobilizou segmentos, levantou demandas e contribuiu com a construção de ideias e metas, assim como a todos os envolvidos direta e indiretamente que nos auxiliaram, estiveram presentes para discutir as demandas e contribuir com orientações e sugestões para que os trabalhos no setor continuem”, agradeceu a secretária de Cultura.

A Conferência Municipal antecede as conferências Estadual e Nacional.