Na manhã desta sexta-feira (08) foi entregue a placa revitalizada do Largo Dr. Accioly, que faz menção honrosa ao ex-prefeito de Paranaguá, da década de 1920, Dr. Francisco Accioly Rodrigues da Costa. A homenagem foi realizada primeiramente pelo ex-prefeito Mario Roque, em 2002, e agora revitalizada na gestão do atual prefeito, Marcelo Roque.
“Um momento importante com a família para contar um pouco da história do Dr. Accioly que muitos não sabem. Ele ajudou no desenvolvimento do município”, disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
A homenagem ao ex-prefeito se deu para relembrar a importância que ele teve no desenvolvimento da Cidade Mãe do Paraná. O ex-prefeito foi um grande incentivador da construção do Porto em Paranaguá e peça fundamental para a criação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e, também, doou o terreno onde hoje é o Estádio Nélson Medrado Dias, um importante marco na história da cidade que perdura até hoje como polo esportivo e cultural da cidade.
Para Ricardo Accioly Calderari, neto do ex-prefeito, a homenagem é muito significativa: “Para nós é uma grande satisfação relembrar o Dr. Accioly. A visão dele era para o futuro e ele sempre dizia que o Rio Itiberê seria pequeno para os grandes navios que iriam vir atracar aqui no Porto de Paranaguá, algo que aconteceu depois de três anos que ele saiu da prefeitura. Ele sempre pensou no crescimento de Paranaguá e hoje nós temos um dos maiores portos do Brasil’, finalizou.
A história do Dr. Accioly
Francisco Accioly Rodrigues Costa nasceu em 07 de setembro de 1878, filho de Francisco Izidoro Rodrigues da Costa e Maria de Albuquerque Lins. Casou com Thereza de Castro e Silva em 27 de dezembro de 1902 em Paranaguá e faleceu em 23 de fevereiro de 1933, em Curitiba. Dr. Accioly era advogado e político brasileiro, passando sua vocação para seu filho, Francisco Accioly Rodrigues Costa Filho, eleito Deputado Estadual nos anos 1947, 1950, 1954.
Estiveram presentes na inauguração o secretário de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn e representantes da família do Dr. Accioly.