Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Neta de Célia de Souza Guetter visita a Estação Ferroviária de Paranaguá.

Neta de Célia de Souza Guetter visita a Estação Ferroviária de Paranaguá.

Na segunda (13), Ivana Colaço Guetter Abreu, neta de Célia de Souza Guetter, visitou o prédio histórico da Estação Ferroviária de Paranaguá, local onde a avó nasceu. Ivana relembrou as histórias contadas pela avó e pela família conhecendo todos os espaços do local.

O secretário de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Paranaguá, Ivan Lapolli Filho, recepcionou Ivana durante a visita. Eles foram acompanhados pela superintendente de Incentivo e Fomento ao Turismo Paula Torres, da equipe que prepara o desmembramento da pasta em duas áreas distintas, Cultura e Turismo.

Muitos podem se perguntar: como assim? Nasceu na Estação Ferroviária? Era o costume da época, os casais tinham seus filhos em casa. No último final de semana a família comemorou em grande estilo os 100 anos da matriarca, rodeada de filhos, netos e bisnetos.

Dona Célia é a nona filha do casal Pedro Machado de Souza e Evangelina Nascimento. E a caçula entre os irmãos. Nasceu em casa, ou quase. Pedro Machado de Souza, pai de dona Célia, foi agente da Estação Ferroviária de Paranaguá, cargo de grande importância na época, pois zelava pelo andamento do trabalho, desde a venda das passagens nos guichês, recepção de pessoas importantes que chegavam nos navios, entre outras atribuições.

Eram muitas funções, todas de muita responsabilidade e a moradia do agente e sua família tinha que ser na própria estação para poder estar sempre a postos.

A família constituída pelos pais e seis irmãos (dois falecidos antes de completar um ano) morava no pavimento superior da estação onde havia três aposentos. Já o banheiro, a cozinha e a sala de refeições ficavam na parte térrea da estação. O saguão principal do prédio ferroviário era também o espaço onde as crianças brincavam.

Após a aposentadoria o pai de Dona Célia mudou-se com a família para Curitiba e abriu o Alvear Café, na XV de Novembro, 35, quase ao lado da Tecelagem Imperial, entre as ruas Ébano Pereira e Doutor Muricy. Um tempo depois abriu o Café do Estado, ali perto no número 381.

Em nome do prefeito Adriano Ramos e da vice-prefeita Fabiana Parro, os parabéns da cidade de Paranaguá a todos da família de Dona Célia de Souza Guetter pelos 100 anos de idade da matriarca. A história da família é parte das muitas que envolvem a Estação Ferroviária de Paranaguá e também mostra como muitos parnanguaras (ou gente que por aqui passou e viveu) influenciaram no crescimento da cidade de Curitiba, a capital do Paraná. Atualmente, esse grandioso prédio da Estação Ferroviária de Paranaguá é patrimônio tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).