Mais que pela opulência e luxo original, o palacete é um referencial da história do Paraná e do Visconde de Nácar como um de seus expoentes. Foi o mais imponente e luxuoso prédio residencial da Província do Paraná, mandado construir pelo Comendador Manoel Antônio Guimarães, mais tarde Barão Visconde de Nácar. Data de 1840 e destinava-se a ser a sede do Governo da Província do Paraná, pois o Comendador Manoel entendia-se com direitos a ser o primeiro governador da Província, o seu Presidente e Paranaguá sua capital.

Todavia, tanto o Comendador, seu palácio e a cidade de Paranaguá foram preteridos por Curitiba que foi escolhida para ser a Capital da Província do Paraná desde 26 de julho de 1854, embora Curitiba fosse muito menos significativa do que Paranaguá da época. Ficou para sempre marcado como símbolo de uma época de aristocracia e nobreza local. abrigou a sede da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Paranaguá. Possui características arquitetônicas neoclássicas. Em seu Interior nos fundos, onde os escravos eram aprisionados, existe até hoje vestígio de uma antiga senzala. Abrigou a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Paranaguá, atualmente é sede da Secretaria Municipal de Cidadania e do PROCON. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1966.

Endereço: Rua Visconde de Nácar no Centro Histórico.