Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Semana foi marcada com atividades referentes ao Dia do Patrimônio Histórico

Semana foi marcada com atividades referentes ao Dia do Patrimônio Histórico

A data de 17 de agosto é marcada como o Dia do Patrimônio Histórico no Brasil. Em Paranaguá, a data acabou fazendo parte de uma semana inteira de atividades encerrada com a assinatura do protocolo de intenções para implementação do Canteiro Modelo de Conservação, realizada hoje (18), no encontro realizado entre Iphan e a Prefeitura.

A ação será executada pela Universidade Federal do Paraná com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com objetivo de oferecer apoio técnico a moradores e comerciantes do centro histórico de Paranaguá, formação e capacitação de profissionais e funcionários da Prefeitura, realização de diversos estudos, bem como a sensibilização de estudantes e público em geral para conservação do patrimônio edificado na cidade.

A prefeitura de Paranaguá também é parceira no processo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com viabilização de infraestrutura para instalação do canteiro e integração de ações e demandas do município na formulação e implementação da estratégia. A assinatura do protocolo foi acompanhada pela Superintendente do Iphan, Fabiana Moro Martins.

Semana de celebração

A semana começou com a apresentação do projeto Marco Zero que envolve um roteiro de reflexão sobre o meio ambiente, centro histórico e a religiosidade. O objetivo principal do projeto hoje, é o restauro da Catedral Diocesana e o resgate histórico da comunidade.

O roteiro iniciou na praça Rosa Andrade com a apresentação da arquiteta e urbanista, também coordenadora do projeto Marco Zero, Letícia Nardi, onde apresentou o início do Paraná, contando alguns momentos históricos da Baía de Paranaguá, até a catedral Diocesana da cidade, onde terminou a apresentação.

O passeio contou com apresentação de várias fotos antigas, mostrando a paisagem de como era e como está nos dias atuais.

Durante esta semana, Paranaguá recebeu o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CAU, apresentou uma palestra direcionada às entidades organizadas da área.

O gerente de fiscalização do conselho arquitetura e urbanismo do Paraná, Gesse Ferreira Lima, apresentou como as entidades organizadas podem contribuir na fiscalização e na regulamentação dos profissionais da área, priorizando os valores culturais.

Na tarde do dia 16, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, recebeu visitantes e membros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) para uma roda de conversa que foi conduzida pela diretoria do Instituto. Foi uma tarde rica em conhecimento e troca de experiências.

Câmaras Setorias da Cultura

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, representantes dos setores de cultura do município estiveram reunidos na Casa Monsenhor Celso, discutindo os eixos propostos pelo Ministério da Cultura para Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada no próximo dia 30 de agosto, no Teatro Municipal Rachel Costa, às 18h.

E toda essa riqueza cultural foi celebrada numa grande festa no Museu de Arqueologia e Etnologia, na última quinta-feira, dia 17.

“Eventos como estes são sempre ótimas oportunidades para para refletir sobre a importância de preservar e valorizar nossas raízes, nossos monumentos, nossas tradições. Cada pedaço de história carrega consigo memórias e ensinamentos que moldaram nossa identidade como sociedade”, destacou a secretária da Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

“Para abrilhantar esta data, tivemos apresentações culturais e de salvaguardas das tradições caiçaras, representações reconhecidas como patrimônio imaterial, como roda de capoeira, fandango, a Folia do Divino e Boi de Mamão. Vamos honrar e proteger nosso patrimônio, para que as gerações futuras possam apreciar e aprender com o passado. Juntos, podemos construir um futuro sólido, enraizado na nossa história”, completou a secretária.