Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Iphan e Prefeitura promovem encontro na Semana em Celebração ao Dia do Patrimônio Histórico amanhã (18)

Iphan e Prefeitura promovem encontro na Semana em Celebração ao Dia do Patrimônio Histórico amanhã (18)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura de Paranaguá realizam evento mais um evento fazendo parte da Semana em Celebração ao Dia do Patrimônio Histórico.

O evento busca apresentar à população e interessados como vem sendo a atuação do IPHAN e da Prefeitura de Paranaguá na preservação do patrimônio cultural, proporcionando uma visão integrada não só com relação ao Centro Histórico, mas também referente ao fandango, ao processo de registro da Festa de Nossa Senhora do Rocio e à arqueologia.

O evento acontece amanhã, dia 18, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, a partir das 10h e contará com a presença da Superintendente do Iphan, Fabiana Moro Martins.

Na ocasião será assinado o protocolo de intenções para implementação do Canteiro Modelo de Conservação, ação que será executada pela Universidade Federal do Paraná com recursos do IPHAN, cujos objetivos visam apoio técnico a moradores e comerciantes do centro histórico de Paranaguá, formação e capacitação de profissionais e funcionários da Prefeitura, realização de diversos estudos, bem como a sensibilização de estudantes e público em geral para conservação do patrimônio edificado na cidade.

A prefeitura de Paranaguá também é parceira no processo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com viabilização de infraestrutura para instalação do canteiro e integração de ações e demandas do município na formulação e implementação da estratégia. A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, falará sobre a atuação da prefeitura no âmbito da preservação do patrimônio cultural em Paranaguá.

Será promovida uma visita guiada ao centro histórico pelos técnicos do Iphan e da Universidade Federal, com a participação do professor Dr Rodrigo Jabour , do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal; de Sandra Corrêa , Arquiteta e Urbanista, especialista em Conservação e Restauração de Monumentos do Iphan-PR.

A visita guiada passará por alguns locais e será concluída na Igreja Matriz, às 12h30.