Reunião define detalhes para o Fórum de Turismo Religioso em Paranaguá

Na manhã desta quinta-feira, 02, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), se reuniu com representantes da Fecomércio, Sebrae Paraná, Sesc Paranaguá e Paraná, do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, do Governo do Estado , da Rota do Rosário e do Convention Bureau para definir os detalhes para a realização do 5º Fórum de Turismo Religioso em Paranaguá.

Vale destacar que a cidade tem forte vocação no segmento, já que abriga o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, além de ter igrejas históricas e pluralidade religiosa.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, disse estar na expectativa para receber o evento no mês de março. “O turismo religioso está em crescimento constante e discutir as demandas desse segmento é necessário”, comentou.

Criado em 2020, o GT de Turismo Religioso tem o objetivo de fomentar e ajudar na estruturação do segmento, contribuindo no treinamento das equipes turísticas e na troca de experiências de locais já consolidados. Foram inseridas quatro matrizes religiosas no escopo do grupo – Oriental, Indígena, Africana e Ocidental – para garantir que diversas doutrinas fossem exploradas.

Segundo um estudo concluído em 2020 o Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-PR, o turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná, representando 25% dos pontos de atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias.