10 mil pessoas passaram pela Ilha dos Valadares na 13ª edição da Festa do Fandango Caiçara

Em torno de 10 mil pessoas movimentaram a Ilha dos Valadares no final de semana, durante a 13ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, que teve a participação de 20 grupos da cidade, Iguape, Cananéia, Peruíbe, Itapoá, Guaraqueçaba, Ariri e Ubatuba, além da participação de mestres, convidados e autoridades. Vale lembrar que esta é a maior e mais antiga festa do fandango caiçara no Brasil.

“Ficamos muito felizes, pois suprimos nossa expectativa de recebermos o maior número de publico na Festa do Fandango Caiçara, tivemos muitas novidades durante os dias do evento como a Feira da Ilha dos Paladares e pelo fato de termos saído de uma pandemia, onde as pessoas querem se ver e confraternizar”, disse Aorelio Domingues, Mestre fandangueiro, que é o idealizador da festa, que conta com a realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Além de lutas, as oficinas realizadas durante a semana que antecedeu a festividade na Ilha dos Valadares trouxeram construções e debates do povo sobre direitos e territórios tradicionais.

Vale lembrar que durante o evento, aconteceram os tradicionais bailes de fandango, a “Feira da Ilha dos Paladares”, com a culinária caiçara, onde as pessoas puderam degustar pratos tradicionais como o barreado, arroz lambe-lambe, pirão de peixe, bolinho de camarão, entre outros, além das bebidas tradicionais como: Mãe ca Filha, Cataia e Consertada e a feira de artesanato caiçara e venda de produtos agrícolas tradicionais.

Destaca-se que o evento que já é tradição em Paranaguá é uma idealização e produção da Associação de Cultura Popular Mandicuera, realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), com a parceria de diversas secretarias municipais e apoio da TCP, Klabin e Cattalini.

A Festa do Fandango Caiçara é uma realização da Prefeitura de Paranaguá com a Comunidade Caiçara que todos os anos sempre tem muita música, dança, gastronomia e um ato de afirmação, que aqui em Paranaguá a cultura é valorizada e a salvaguarda do bem tombado é garantida.

“Aqui é território Caiçara e aqui a identidade é motivo se orgulho”, explicou Maria Plahtyn Torres, secretária de Cultura e Turismo. “Parabéns a equipe Secultur, secretarias envolvidas e todos os agentes culturais envolvidos nessa festa maravilhosa, obrigada ao prefeito Marcelo Roque por compreender o valor da cultura e sua importância na identidade e autoestima da comunidade, além de grande ativo turístico”, continuou a secretária.