Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

29ª Festa da Tainha de Nova Brasília movimentará o turismo na Ilha do Mel

29ª Festa da Tainha de Nova Brasília movimentará o turismo na Ilha do Mel

Com entrada gratuita, cerca de 30 mil pessoas contarão com um cardápio especial de pratos típicos e uma série de programação com shows, oficinas e competições

As tainhas já estão lotando a rede dos pescadores da Ilha do Mel e
anunciando que vem festa por aí. Em Nova Brasília, a 29ª Festa da Tainha acontece de 1º a 29 de julho com entrada gratuita. Aguardada tanto pelos turistas como pela comunidade local, a expectativa é de reunir mais de 30 mil pessoas de todo o Brasil e exterior durante todo o mês de evento.

A realização é da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo) com patrocínio da pousada Astral da Ilha e copatrocínio da Santacosta. O apoio cultural fica por conta da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Prefeitura de Paranaguá e Instituto Água e Terra (IAT) com apoio ainda do comércio local, entre mercados, pousadas e a Associação de Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná (Abaline).

Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo, destacou que, “a
tradição está sendo mantida com a 29ª edição da Festa da Tainha em Nova Brasília com uma estrutura de qualidade para receber munícipes e turistas, contando com espaços gastronômicos para que todos possam aproveitar com muita qualidade”.

“A Festa da Tainha é o evento comunitário mais tradicional da Ilha do Mel e promete, mais uma vez, movimentar o turismo local com cerca de mais de mil pessoas por dia”, diz Felipe Andrews Gonçalves, um dos organizadores do evento.

Andrews explica que a Festa da Tainha é um evento realizado pela
comunidade. “Inicia com os pescadores, que são moradores e fazem a pesca artesanalmente, no pé do Farol das Conchas. Nós compramos a pesca dos próprios pescadores da região e os moradores produzem, temperam e preparam a tainha para depois servir aos turistas durante a festividade, ou seja, todos que trabalham na festa são nativos da Ilha do Mel”, destaca.

Programação
A festividade conta com um cardápio especial de pratos típicos, com
destaque para a tainha que será servida de diversas formas: tainha assada, em postas, tainha moda do pescador (como as famílias da Ilha costumam preparar a tainha), ova de tainha, no Terminal de Embarque de Nova Brasília (trapiche). Quem for ao evento neste ano, poderá também provar outras iguarias como isca de peixe, filé de peixe, porção de camarão, camarão sete barbas, camarão branco, entre outras porções.

Além da gastronomia, o evento contará com a atração cultural do fandango caiçara, expressão musical-coreográfica-poética e festiva, típica do Litoral Paranaense; o tradicional desfile da rainha da festa; diversos shows sertanejos, de reggae, pop rock, samba e MPB; competições, como a tradicional corrida dos carreteiros, corrida de canoa e torneio de futebol; mutirão de limpeza; entrega de mudas; dia da comunidade; bingo; atividades infantis e gincanas.

Serviço
29ª Edição da Festa da Tainha da Ilha do Mel
Local: Nova Brasília.
Data: 1º a 29 de julho.
Horários: de segunda a sexta-feira das 10h às 23h; finais de semana das 10h às 03h.
Entrada gratuita.