Banho à Fantasia levou milhares de pessoas para as ruas do Centro Histórico

O maior evento pré-carnaval do Litoral aconteceu nesse domingo, 12. Em torno de 50 mil pessoas participaram do tradicional Banho à Fantasia que acontece em Paranaguá, há 72 anos, atraindo foliões de todo o Estado do Paraná.

“Nos preparamos para realizar o maior Banho à Fantasia de todos os tempos, com organização e segurança, com a presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Foi uma festa linda com a alegria contagiante da população parnanguara, assim como os turistas que aqui estiveram”, explica Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.

Neste ano a segurança do evento foi reforçada, graças ao efetivo de 80 agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Foram 80 guardar municipais no circuito, acompanhando do início ao fim os festejos, além do sistema Muralha Digital que auxilia na segurança.

Concurso de Fantasias

Paralelo ao Banho à Fantasia aconteceu o Concurso de Fantasias, no hall de entrada do Teatro Municipal Rachel Costa, e teve como objetivo estimular, divulgar e fomentar a arte carnavalesca no maior evento que antecede os festejos de momo.

Os jurados foram Christian Barbosa , jornalista, blogueiro, ator, professor de História e folião a mais de 30 anos; Luciano Rodrigues de Magalhães folião a mais de 40 anos, desfilando em Escolas de Samba e foi eleito rei momo de Paranaguá 1994, 2013, 2018, 2020, 2023 e Arlete Lopes Alves França, servidora municipal e já participa do Carnaval há mais de 20 anos na secretaria de Cultura e Turismo.

“Com o concurso incentivamos o uso da fantasia, retomando a tradição e a essência do evento carnavalesco. Nossa equipe analisou a originalidade e criatividade dos participantes durante suas apresentações”, explicou a secretária de Cultura e Turismo.

Confira a classificação do concurso de fantasia:
1º lugar: Josenir Bittencourt da Conceição com a fantasia Agatha do Volei de Praia Grávida;
2º lugar: Gaye Vieiri com a fantasia Fenix do Amor;
3º lugar: Cleverson Giovanne Leal com a fantasia protótipo de um bafômetro.