Banho à Fantasia reúne mais de 30 mil foliões em Paranaguá

Neste domingo, 4, aconteceu o 73.° Banho à Fantasia, evento de pré-carnaval tradicional de Paranaguá, que reuniu mais de 30 mil foliões no Centro da cidade. Foram 14 blocos que desfilaram pelas ruas centrais.

O evento contou com a segurança reforçada da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, que garantiram a tranquilidade da festa. O sargento João Carlos Silva, secretário municipal de Segurança, afirma que o ambiente foi seguro e sem ocorrências significativas. “Foi uma festa tranquila, com muita alegria e respeito. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar trabalharam em conjunto para garantir a segurança dos foliões e dos moradores”, ressalta.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plathyn, destaca que o Banho à Fantasia é um evento que valoriza a cultura e o turismo de Paranaguá. Ela lembra que a festa abrilhanta o turismo e movimenta a economia local. “O Banho à Fantasia é uma tradição que faz parte da identidade de Paranaguá. É um evento que promove o desenvolvimento do turismo, uma preocupação constante do prefeito Marcelo Roque. Ficamos muito felizes com a participação de mais de 30 mil foliões, que vieram se divertir com muita cor, descontração e música”, declara.

O Banho à Fantasia é uma das festas mais antigas e populares do litoral paranaense, que acontece desde 1951. A cada ano, os blocos capricham nas fantasias, que vão desde as mais simples até as mais elaboradas, com temas variados e criativos. A festa é uma forma de antecipar o carnaval e de celebrar a alegria e a diversidade.