Vem aí o Banho à Fantasia 2024

O Carnaval 2024 em Paranaguá promete muita música, descontração e alegria. A festa vai começar com o evento de pré-carnaval, o tradicional Banho à Fantasia que já tem data marcada: domingo, 4 de fevereiro com concentração dos blocos carnavalescos a partir das 8h, na Praça do Guincho. O desfile iniciará às 11h e o término está previsto para as 17h, seguido pela dispersão às 18h.

“É uma festa tradicional, bonita e colorida que respira história. Estamos muito felizes em manter essa tradição preservando a alegria contagiante dos foliões que ano após ano, vem participar conosco”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Esta é a 73ª edição do Banho à Fantasia e é um dos maiores eventos de pré-carnaval do Litoral. A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), está coordenando os preparativos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visando garantir a segurança e o sucesso do evento.

Este ano são esperados 13 blocos participantes que se inscreveram antecipadamente. “Sem dúvida será uma linda festa popular. Muitas famílias vêm participar e acompanhar a folia repleta de música, fantasias e alegria”, ressalta a secretária.
A ordem de desfile ficou definida em reunião realizada recentemente. Quem abre o desfile é o bloco Pé do Gigante seguido pelo Alegria Alegria, em seguida, Vai Faz a Fila, Ripa na Chulipa e Super Fantástico. A ordem continua com o bloco Pangaré, o Amigos do Morrinho, Folia Atlanta, L7 Folia, Gusso Folia, Bloco do Fardinho, A Vida é Hoje e Doce Folia.

Cada bloco terá a oportunidade de desfilar com um carro de som ou trio elétrico, acompanhado por dois carros de apoio, respeitando as medidas de altura, largura e comprimento estipuladas. Além disso, é obrigatório que cada bloco conte com uma equipe de segurança composta por, no mínimo, quatro profissionais.

O Banho
O evento, que conta com registro oficial desde 1950, foi idealizado por Antônio Dias Moura, saudoso parnanguara e também criador da Escola de Samba Junqueira, uma das precursoras do Carnaval em Paranaguá. O desfile dos blocos é puxado por um trio elétrico, acompanhado pelo cortejo real e pela bateria da Escola de Samba Junqueira, que mantém suas atividades desde 1947.