Comitiva de Paranaguá é recebida na Câmara Municipal do Porto para troca de experiências sobre políticas públicas locais

Na última quarta-feira, 28, a Câmara Municipal da cidade do Porto, em Portugal, abriu suas portas para receber uma comitiva de Paranaguá, composta pela secretária municipal de Cultura e Turismo e pela secretária municipal de Comunicação. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas locais e compartilhar experiências entre os dois municípios.

O convite para esse intercâmbio surgiu a partir de uma indicação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reconhecendo as semelhanças entre os municípios e as soluções encontradas para questões como habitação, conservação e ocupação do centro histórico.

O Porto é governado por uma Câmara Municipal, composta pelo Presidente da Câmara e pelos Vereadores, eleitos pelo voto popular. Eles são responsáveis pela gestão dos assuntos municipais, como infraestrutura, educação e cultura. Além disso, o Porto está inserido no contexto político mais amplo de Portugal, com representação no governo nacional e no Parlamento Europeu.

A reunião foi marcada por uma apresentação das políticas municipais e programas implantados na cidade do Porto, realizada pelo anfitrião, o vereador Pedro Baganha, responsável pelo gerenciamento do urbanismo. “Esse encontro nos dá a oportunidade de apresentar a cidade do Porto e trocar ideias sobre as circunstâncias das duas cidades e seu futuro. Nasce a partir daqui uma grande parceria”.

Ambas as cidades, Porto e Paranaguá, têm uma relevância significativa no contexto marítimo. Enquanto o Porto se destaca pela atividade marítima à margem do rio Douro, Paranaguá é um porto importante no estado do Paraná, no sul do Brasil. Suas ricas histórias remontam a séculos atrás, refletindo-se em sua arquitetura histórica e na diversidade cultural.

Durante o encontro, a secretária de Comunicação, Camila Roque, ressaltou a importância da integração entre as cidades. “Temos muita informação para ser compartilhada. A cidade do Porto possui uma relação próxima com as cidades ao seu redor, assim como Paranaguá tem uma dinâmica única em seu litoral”.

Ao final da reunião, o vereador Pedro Baganha foi presenteado com souvenirs que remetem à cidade de Paranaguá, simbolizando o estreitamento dos laços entre os dois municípios. A secretária Maria Platyn destacou a hospitalidade e a receptividade da equipe portuense.

“Paranaguá busca referências nesse momento de aquecimento do turismo com cidades que tiveram boas experiências. Sempre levamos pra casa uma bagagem muito grande, nossas peregrinações por feiras pelas mais diversas cidades do Brasil e agora do mundo se transformam em avanços para nossa cidade. Um exemplo muito claro é a inclusão de Paranaguá na rota de embarque e desembarque de cruzeiros. Hoje Paranaguá é respeitada pela sua disposição em evoluir e atender bem aos que chegam. Fica cada vez mais claro que nossos atrativos estão a altura da expectativa dos turistas. Ficamos muito felizes pela hospitalidade e disposição do Vereador Pedro Baganha e toda sua equipe”.

O encontro entre as comitivas de Paranaguá e Porto evidenciou a importância da colaboração e troca de experiências entre cidades com histórias e desafios similares, visando o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas locais.