Cinenaguá: Clássicos do cinema começam a ser exibidos gratuitamente em Paranaguá

Falta poucas horas para o litoral paranaense receber, pela primeira vez, o Cinenaguá – Clássicos de Cinema em Paranaguá, que ocorre de 1º a 10 de março. O evento conta com o a apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur). A abertura oficial do evento acontece às 19h na Estação Ferroviária.

Mais de 20 longas-metragens serão exibidos gratuitamente em telões especiais montados exclusivamente para o festival, sendo, de 1º a 6 de março, na Estação Ferroviária de Paranaguá e no Teatro Rachel Costa; e de 7 a 10 de março, na Ilha do Mel, em Nova Brasília.

Serão 38 sessões no total, com exibições durante todo o dia*(consultar programação), nas quais produções consagradas do cinema brasileiro e internacional, de países como Estados Unidos, Itália, Japão, Senegal e França, poderão ser conferidas pelo público.

Na programação, destaque para o filme de abertura, que será exibido na Estação Ferroviária de Paranaguá, às 19h, nesta sexta-feira, 1º, o longa brasileiro “O Homem Que Copiava” (2003), de Jorge Furtado, com Lázaro Ramos e Leandra Leal no elenco.

A produção conta a história de um operador de fotocopiadora que se apaixona por uma jovem que vive em uma casa do outro lado da rua e passa suas noites a observando com seus binóculos. “O Homem que Copiava” recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Pedro Cardoso), Melhor Atriz Coadjuvante (Luana Piovani), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição; o prêmio do Festival de Havana (Cuba) de Melhor Ator (Lázaro Ramos); o troféu do Prêmio da Associação de Críticos de São Paulo na categoria Melhor Filme; entre outros.

Mas o Cinenaguá não terá só apresentações de grandes clássicos do cinema, o evento contará com Feira Gastronômica a partir das 16h, e apresentações musicais a partir das 16h30, na Estação Ferroviária.

Filmes com acessibilidade:

A equipe de organização informa que no dia 06, as sessões que acontecerão no Teatro Municipal Rachel Costa terão acessibilidade, libras, legendagem descritiva e autodescrição.

Confira a programação:
Filme: “Conta Comigo” (Dir. Rob Reiner | EUA | 1986 | 89’)
Horário: 13h
Filme: “O Homem Que Copiava” (Dir. Jorge Furtado | BRA | 2003 | 123’)
Horário: 15h
Filme: “Conta Comigo” (Dir. Rob Reiner | EUA | 1986 | 89’)
Filme: “O Homem Que Copiava” (Dir. Jorge Furtado | BRA | 2003 | 123’)

Horário: 19h
Filme: “Cidade de Deus” (Dir. Fernando Meirelles e Kátia Lund | BRA | 2002|130’)