MSC Cruzeiros faz última parada em Paranaguá na temporada 2023/2024

A rota inédita que colocou Paranaguá na escala de navios de passageiros contou com mais de 32 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, passando pelo Litoral Paranaense.

Deste total, foram mais de 23 mil pessoas que desceram dos navios MSC Lirica e MSC Musica após 16 paradas na temporada 2023-2024.

E mais de 4 mil passageiros embarcaram pelo novo ponto de parada, aqui em Paranaguá.

Além de movimentar a economia durante a temporada, a entrada de Paranaguá na rota de cruzeiros também fomentou o turismo na região no médio e longo prazo.

“É um marco para nossa cidade e eu, como prefeito de Paranaguá, estou muito satisfeito pois não foi apenas Paranaguá que foi beneficiada, mas os demais municípios do Litoral”, destacou Marcelo Roque.

Para se ter uma ideia, a companhia que opera estes cruzeiros estima que 87% dos turistas voltam as cidades onde os navios fazem parada.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn Torres, reforçou essa estimativa e lembrou que a média de 400 pessoas embarcando também movimentou a rede hoteleira e de outros segmentos do comércio. “Quem embarcou em Paranaguá optou por vir alguns dias antes para conhecer a cidade também. Isso movimenta vários setores como farmácia, supermercados, lanchonetes e restaurantes. Vimos esse aquecimento do turismo acontecendo e é um efeito dominó pois vemos as famílias que vem acompanhar os viajantes permanecendo na cidade, visitando pontos turísticos”, explicou.

Os passageiros e tripulantes em trânsito foram recepcionados na Praça de eventos Mário Roque, em Paranaguá, com opções de aquisições de pacotes turísticos ofertados por empresas dos sete municípios do Litoral.

Para o secretário do Trabalho, Antonio Lozano, a vinda dos navios movimentou outro segmento como os Microempreendedores Individuais. “Além da formalização, eles também buscaram qualificação profissional para melhorar capacidade de atendimento e vendas”, reforçou Lozano.

Além do roteiro do verão de 2023/2024, a MSC já confirmou que Paranaguá estará na rota de cruzeiros da próxima temporada.