Nesta sexta-feira aconteceu a abertura da 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá

Nesta sexta-feira, 25, aconteceu a abertura da 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, na Praça Cyro Abalém, na Ilha dos Valadares.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, participou da abertura e explicou como será o evento.

“Até o próximo domingo, 27, a Ilha dos Valadares recebe grupos de Fandango do Brasil todo, além dos nossos grupos locais. Temos muitas atividades, além da música e da dança, teremos roda de conversas, loteria caiçara, praça de alimentação com comidas típicas e os demais itens que formam esta cultura”, declarou a secretária.

O representante do grupo Mandicuera, Aurélio Domingues, falou sobre a importância deste evento.

“As tradições populares de Paranaguá integram a diversidade brasileira, isto é muito importante pois é uma forma de expressão popular, e também, traz autoestima e melhora a saúde mental e física. Desta forma mantemos a nossa cultura viva”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos, esteve presente na solenidade de abertura da 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá.

“Convidamos a todos a participar da festa para mantermos a nossa tradição. Agradeço a todos os envolvidos por realizarem este evento”, finalizou.

A programação da 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá continua no sábado e domingo com muitas atrações.

Confira:

Dia 26 (Sábado)
10h: Oficina de Batido com Grupo Mestre Brasílio
10h às 12h: Oficina de Rabeca com Zé Pereira
11h: Oficina de Culinária Caiçara com Luiz Aguiar, Grupo Folclórico Mestre Romão
12h: Apresentação de Fandango com Grupo Folclórico Mestre RomNao
13h: Apresentação de Fandango com grupo Chimarrita de Itapoá (SC)
14h: O Galo Canta com Durval Michaud Squenine da Ilha do Superagui.
15h: Apresentação dos alunos do grupo Mestre Eugênio do CMEI Arcelina Ana de Pina
15h30: Apresentação de fandango Grupo de Fandango Pirão do Mesmo.
16h30: Oficina de Afinação de Viola com Fred Pedrosa.
17h: Apresentação de Fandango Raízes Fandangueiras
19h: O Fandango da Família Costa- Roda de Conversa com Grupo Pés de Ouro.
Baile de Fandango Caiçara com os grupos de fandango:
20h: Grupo Mestre Brasílio (Ilha dos Valadares
21h: Grupo Mandicuera (Ilha dos Valadares)
22h30: Grupo Fandaguará (Guaraqueçaba)
23h30: Grupo Bacuraú de Ubatuba (SP)
00h30: Grupo Família Neves (Cananeia- SP)
1h30: Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Marujá-SP).
Toda a programação acontecerá na Praça Cyro Abalem com exceção da Oficina de Rabeca e Oficina de Afinação de Viola que acontecerão na Associação Mandicuera.

Dia 27 (Domingo)
12h: Apresentação da Orquestra Rabecônica do Brasil na Praça Cyro Abalem com a chegada da Bandeira do Divino Espírito Santo.