Paranaguá recebe Audiência Pública Regional de Cultura

A Cidade Mãe do Paraná foi a primeira a contar com o evento no Estado

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) está promovendo a partir desta quarta-feira, 29 de maio até 4 de julho, Audiências Públicas Regionais de Cultura 2019. Paranaguá foi a primeira cidade a receber o evento que reúne os demais municípios litorâneos, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os encontros serão realizados nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado e propõem abrir o diálogo com a comunidade sobre vários temas fundamentais para a cultura no Paraná. “O governo estadual vir ao município e ouvir as demandas da Cultura é algo importante. A gestão do prefeito Marcelo Roque vem descentralizando as ações dentro da cidade e o Estado está com essa atitude também no Estado do Paraná”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

Durante toda esta quarta-feira representantes das cidades do Litoral do Paraná estão dialogando sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a ação programática da cultura proposta pela nova gestão, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), as políticas públicas de economia criativa, o cronograma da Conferência de Cultura para eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) e, ainda, a elaboração participativa dos planos setoriais de cultura. “A Cultura se faz com a participação efetiva da sociedade civil e é isso que está acontecendo nesta audiência”, ressalta Harisson Camargo.

A superintendente estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, reforça a necessidade de abrir este canal de escuta ativa com os produtores e gestores culturais. “Nos primeiros meses fizemos um diagnóstico e agora estamos conversando com as pessoas em sua própria região. Com essa integração podemos potencializar as ações”, observa.

“Cada região tem suas peculiaridades e irmos aos municípios conhecer pessoalmente essa realidade, ouvirmos as pessoas que estão diretamente envolvidas com a cultura nos municípios, apresentar nossas ideias e propostas para, juntos, definirmos políticas públicas para o Estado e uma agenda cultural do Paraná é fundamental”, comenta Luciana Casagrande Pereira Ferreira.

Em Paranaguá, a Audiência Pública prossegue até as 18h desta quarta-feira, 29. O próximo município a receber o evento é Ponta Grossa – Macrorregião de Campos Gerais, no dia 5 de junho.

Jornalista: Flávia Adans