Paranaguá se prepara para o Banho de Mar à Fantasia com medidas de segurança e ordem de desfile definidas

O clima de folia já toma conta de Paranaguá, que se prepara para realizar, no dia 4 de fevereiro, o 73º Banho de Mar à Fantasia, um dos maiores eventos de pré-carnaval do Litoral. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), está coordenando os preparativos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visando garantir a segurança e o sucesso do evento.

Na última sexta-feira (26), representantes dos 13 blocos inscritos participaram de uma reunião conduzida pela Secultur, onde foram repassadas orientações e definida a ordem de desfile de cada bloco. O encontro teve como objetivo principal assegurar a segurança de todos os participantes e espectadores durante o Banho de Mar à Fantasia.

A ordem de desfile ficou definida da seguinte forma:
• Pé do Gigante
• Alegria Alegria
• Vai Faz a Fila
• Ripa na Chulipa
• Super Fantástico
• Pangaré

Amigos do Morrinho
• Folia Atlanta
• L7 Folia
• Gusso Folia
• Bloco do Fardinho
• A Vida é Hoje
• Doce Folia

Cada bloco terá a oportunidade de desfilar com um carro de som ou trio elétrico, acompanhado por dois carros de apoio, respeitando as medidas de altura, largura e comprimento estipuladas. Além disso, é obrigatório que cada bloco conte com uma equipe de segurança composta por, no mínimo, quatro profissionais.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, , destaca a importância do evento para a cultura local. “O Banho de Mar à Fantasia é uma tradição que permeia a história de Paranaguá. É um momento de celebração, onde a cultura e a alegria se encontram para proporcionar uma experiência única aos participantes e aos espectadores”, diz.

O Banho
O evento, que conta com registro oficial desde 1950, foi idealizado por Antônio Dias Moura, saudoso parnanguara e também criador da Escola de Samba Junqueira, uma das precursoras do Carnaval em Paranaguá. O desfile dos blocos é puxado por um trio elétrico, acompanhado pelo cortejo real e pela bateria da Escola de Samba Junqueira, que mantém suas atividades desde 1947.

A concentração dos blocos está marcada para o dia de fevereiro, as 8h, com o desfile iniciando às 11h e término previsto para as 17h, seguido pela dispersão às 18h.

“Estamos muito ansiosos e felizes aguardando mais um Banho de Mar à Fantasia, que promete muita alegria, tradição e segurança para todos os participantes”, conclui a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.