Paranaguá terá IV Conferência Municipal de Cultura

Evento será realizado no Teatro Rachel Costa

Com o tema geral “Plano Municipal de Cultura”, está agendada para o dia 10 de abril, das 9h às 18h, a IV Conferência Municipal de Cultura. O evento ocorrerá no Teatro Rachel Costa sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá com participação conjunta do Conselho Municipal de Cultura.

Um dos objetivos da conferência é subsidiar o Município, bem como seus respectivos órgão gestores da área cultural, propondo e aprovando as diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura de Paranaguá, observando quando pertinentes, às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura.

“O evento tem ainda o intuito de mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações, para o desenvolvimento cultura do Município e facilitar o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular, no Município, por meio de debates sobre as expressões e processos constitutivos da identidade e diversidade cultural”, informa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

A conferência traz ainda outros objetivos como auxiliar o Governo Municipal, subsidiar os governos Estadual e Federal a consolidar a cultura junto aos diversos setores da sociedade, identificar e fortalecer a transversalidade da cultura em relação às políticas públicas; nos três níveis de governo e promover a viabilização de informações e conhecimentos estratégicos para a implantação efetiva do Sistema Municipal de Cultura e posteriormente da consolidação com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, no âmbito municipal. “É importante que a sociedade civil participe na elaboração do plano municipal para o crescimento e evolução da cultura em Paranaguá”, ressalta o secretário.

“Os presentes ainda avaliarão as políticas culturais, analisarão a conjuntura cultural e proporão diretrizes para o Plano Municipal de cultura. Além disso temos o intuito de avaliar a execução das diretrizes e prioridades das políticas públicas de cultura”, pontua Harrison Camargo.

Jornalista: Flávia Adans

Disponível em: http://www.paranagua.pr.gov.br