Secretaria de Cultura e Turismo participa da 28ª edição da Expo Turismo em Curitiba

Iniciou na última quinta-feira, 07, a 28ª edição da Expo Turismo Paraná, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR). A solenidade de abertura foi marcada pelo prestígio de autoridades do trade turístico, do Paraná, de Curitiba e de outras localidades e instituições, e Paranaguá está sendo representada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

Vale salientar que além do presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, estiveram presentes o vice-governador do Paraná e Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana;  o Prefeito de Curitiba, Sr. Rafael Greca; o Secretário de Estado das Cidades do Paraná e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes; o Diretor Superintendente do SEBRAE PR, Vitor Tioqueta; a  Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz.

Em seu discurso, Rigon ressaltou o bom momento do Turismo, com a retomada do setor e a força das políticas públicas do Estado e de Curitiba. “Só no último ano, em 2023, o Turismo no Paraná teve papel preponderante para o crescimento do setor de serviços. O IBGE ressalta o papel dos agentes de viagens e do nosso Turismo como motores da economia, no segmento! Tivemos o terceiro maior crescimento do país, superior à média nacional e seguimos com métricas positivas ano a ano”, disse ele, mencionando a inclusão do Paraná na rota de cruzeiros marítimos, onde o atracamento dos navios aconteceu em Paranaguá, de dezembro ao inicio de março, e contou com a parceria de todo trade turtístico, Portos do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

A equipe da Secultur levou todo material que mostra as belezas naturais e materiais da cidade, assim como mostrou todo trabalho que vem sendo realizado para fomentar o turismo em Paranaguá.

“Estamos participando de diversos eventos nacionais e internacionais, onde participamos de rodadas de negócios, trocas de experiências, além de mostramos os atrativos que temos em Paranaguá, e com o receptivo dos navios durante esses meses, pudemos fomentar a economia local e o turismo”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.