11.ª Festa Nacional da Tainha comercializa mais de 20 toneladas do pescado

A 11.ª edição da Festa Nacional da Tainha, realizada em Paranaguá entre os dias 29 de junho e 9 de julho, foi um verdadeiro sucesso de público e contribuiu significativamente para fortalecer a economia local. O evento, organizado pela Prefeitura de Paranaguá, contou com a participação de mais de 50 mil pessoas ao longo dos onze dias de festividades.

A abertura da festa foi marcada pela presença da renomada dupla sertaneja Guilherme e Benuto, que agitou o público com seu talento musical. O primeiro dia do evento foi repleto de animação, com uma multidão de fãs prestigiando o show da dupla. Além disso, o destaque também foi para o comércio de tainhas, uma tradição local, que registrou a comercialização de mais de 20 toneladas do pescado durante a festa.

O prefeito Marcelo Roque destacou a importância das comunidades pesqueiras para o sucesso do evento e ressaltou o impacto positivo na economia local. “A participação das comunidades pesqueiras foi fundamental para o êxito da Festa Nacional da Tainha. Além de promoverem a tradicional culinária à base de tainha, essas comunidades são parte essencial da identidade de Paranaguá. O evento proporcionou visibilidade e valorização do trabalho dessas pessoas, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e para a preservação de nossas tradições”.

A organização impecável do evento foi enfatizada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn. Segundo ela, a 11.ª Festa Nacional da Tainha foi um sucesso graças ao empenho de toda a equipe envolvida. “Estamos muito felizes com o resultado da festa deste ano. Trabalhamos arduamente para proporcionar aos moradores e visitantes uma experiência memorável. Contamos com cerca de 30 atrações musicais no palco, além de uma programação cultural diversificada. O empenho de todos os envolvidos, a dedicação das equipes e o apoio da comunidade foram essenciais para o sucesso deste evento, que celebrou a cultura, a gastronomia e a história de Paranaguá”.

A 11.ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá marcou mais um capítulo de sucesso na história do evento, que se consolida como uma das principais festas tradicionais da região. Com atrações musicais de qualidade, a culinária típica e a participação ativa das comunidades pesqueiras, a festa reuniu um público expressivo, gerando impacto positivo tanto na economia local quanto no orgulho dos moradores em celebrar suas raízes culturais.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) também foi parceira do evento junto às comunidades pesqueiras. “Parabéns a participação de Amparo, Ilha dos Valadares, Ponta do Caju, Vila Guarani e Ponta de Ubá. Essas comunidades desempenham um papel essencial na preservação da tradição pesqueira e na oferta de um pescado de qualidade ímpar. Sua participação ativa no evento fortalece não apenas a festa, mas também valoriza o trabalho e a cultura dessas comunidades, que são pilares fundamentais da nossa identidade local”, finalizou o secretário da pasta, Antonio Ricardo dos Santos.