Banco de materiais no Porto: uma inovação impulsionando a sustentabilidade

No coração da cidade do Porto, em Portugal, se encontra um tesouro que está revolucionando a abordagem da construção civil: o Banco de Materiais. Este centro inovador está se destacando como uma fonte vital de materiais reutilizáveis, promovendo a economia circular e a sustentabilidade na região.

Fundado há três anos, o Banco de Materiais começou como uma iniciativa local para combater o desperdício na indústria da construção. Desde então, tornou-se um ponto de referência para empresas e indivíduos que buscam alternativas sustentáveis e econômicas para seus projetos.

A visita ao espaço faz parte da agenda de trabalho da comitiva da Prefeitura de Paranaguá que está em Portugal para troca de experiências e iniciativas que dão bons resultados.

A diretora do espaço Banco de Materiais, foi quem recebeu as secretárias municipais Maria Plahtyn de Cultura e Turismo e Camila Roque de Comunicação.

“Recolhemos os materiais tradicionais da arquitetura da cidade que identificam o patrimônio cultural para salvaguardá-los de duas formas: uma servindo de documentos, mas sobretudo para serem doados aos munícipes que desejam recuperar os seus edifícios, que nos contactam para dar a cidade o ar de outros tempos”, finaliza a Maria Augusta Martins, funcionária da Câmara Municipal do Porto e responsável pelo espaço.

O Banco de Materiais não apenas fornece uma ampla variedade de materiais reutilizáveis, como madeira, tijolos, telhas e muito mais, mas também oferece serviços de consultoria para ajudar os clientes a integrar práticas sustentáveis em seus projetos.

Recentemente a Prefeitura de Paranaguá assinou um protocolo de intenções para implementação do Canteiro Modelo de Conservação em parceria com a Universidade Federal do Paraná, que muito se assemelha muito ao modelo de trabalho desenvolvido na cidade do Porto.

“O cuidado e a valorização do patrimônio histórico e cultural da Europa é uma referência para o mundo todo. Já temos um projeto desse em andamento e fizemos questão de conhecer o espaço e saber como funciona para aprimorar nossas ações. A ação desenvolvida em Paranaguá será executada pela Universidade Federal do Paraná com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Objetivo é oferecer apoio técnico a moradores e comerciantes do centro histórico de Paranaguá, formação e capacitação de profissionais e funcionários da Prefeitura, realização de diversos estudos, bem como a sensibilização de estudantes e público em geral para conservação do patrimônio edificado na cidade”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Apesar de estarem separadas por muitos quilômetros as duas cidades tem muitas semelhanças entre elas um patrimônio histórico riquíssimo. A conservação desse patrimônio é um desafio para ambas e o intercâmbio entre programas pode ajudar muito. Com o apoio de uma comunidade cada vez mais consciente, espera-se que essa iniciativa continue a impulsionar a mudança em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da construção.