Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Casa Monsenhor Celso celebra 50 anos de inauguração com solenidade

Casa Monsenhor Celso celebra 50 anos de inauguração com solenidade

Em uma emocionante solenidade realizada nesta segunda-feira, 24, a Casa Monsenhor Celso comemorou seus 50 anos de inauguração. Durante o evento, houve a assinatura dos termos de compromisso dos artistas selecionados no edital de Artes Visuais, que terão a oportunidade de expor na casa. As exposições estão programadas para iniciar em agosto e seguir até 2024.

“A celebração dos 50 anos de inauguração carrega uma rica história de quase 300 anos desta edificação. A transformação em Casa de Cultura aconteceu devido à demanda dos artistas locais e ao aval do Museu Paranaense para exposições de artes visuais. Estamos entusiasmados em contemplar os artistas locais com a assinatura dos termos de compromisso para as exposições, que terão início já no próximo mês”, explica Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.

O prefeito Marcelo Roque esteve presente no evento e ressaltou a satisfação de participar dessa comemoração. Ele destacou a valorização dos funcionários da prefeitura que trabalharam na reforma e restauração das casas culturais de Paranaguá. Além disso, parabenizou a secretária Maria Plahtyn e os artistas plásticos contemplados no edital.

Confira os talentosos artistas contemplados no edital de artes visuais:
• Exposição “Benditas as mãos” de Giovanni Fanini Negromonte;
• Exposição “Belezas naturais e Caiçaridades” de Adriano Barrozo Mendes;
• Exposição “Tempo, Espaço e memórias” de Beni Moura Cardoso;
• Exposição “Quando todas as cores se equilibram” de Mozileide Neri;
• Exposição “Encontros” de Gilmara Gastaldon Piantá.

Durante o evento, o talentoso ator Breno Oberdan emocionou a todos com sua apresentação, contando a história da Casa Monsenhor Celso e da família Itiberê da Costa.

A Casa Monsenhor Celso, um sobrado de linhas simples, foi construída no século XVIII e é a ampliação de uma casa térrea, sendo a irmã gêmea da edificação vizinha conhecida como Casa Brasílio Itiberê. A construção, em alvenaria de pedra, possui quatro portas almofadas na parte frontal do térreo, requadros em cantaria encimados por vergas arqueadas. No segundo piso, encontram-se portas que se abrem sobre o balcão com guarda-corpo em ferro e janelas em guilhotina, divididas em quadrículos. O telhado é em quatro águas, com cunhais em cantaria e o restante em massa, com beiral em cimalha.

A Casa Monsenhor Celso tem uma história marcante, sendo o local de nascimento e residência dos irmãos Celso e Brasílio Itiberê da Cunha. Celso se tornaria monsenhor e Brasílio um diplomata, imortalizado por suas composições musicais.

Em ruínas por um período, a casa passou por obras de restauração iniciadas pelo departamento de Patrimônio Histórico e Artístico da Diretoria de Assuntos Culturais da SEEC e pela Prefeitura Municipal de Paranaguá. Tombada pelo Patrimônio do Paraná, a casa foi posteriormente desapropriada pela Prefeitura Municipal de Paranaguá, que compreendeu sua importância no contexto histórico. A restauração foi conduzida sob a responsabilidade do arquiteto Cyro Corrêa de Oliveira Lyra, em 1973.

Através do decreto n° 693, de 18 de janeiro de 1973, fica denominado de Casa Monsenhor Celso e foi incorporada ao patrimônio municipal, tendo como objetivo marcar a preservação do patrimônio histórico de Paranaguá.

Vale destacar que a inauguração da Casa Monsenhor Celso, se deu em 24 de julho de 1973, como parte dos festejos de 325º aniversário da cidade.